Na manhã desta segunda-feira (29/08), 205 alunos do 1º ao 5º ano da Escola Experimental Professora Marina Tavares, no bairro Gleba E, participaram da apresentação do Dia do Sonho, com os pais e responsáveis legais. A ação faz parte do projeto Comunidade de Aprendizagem.
A iniciativa é baseada em um conjunto de atuações educativas de êxito voltadas para a transformação educacional e social, a qual começa na escola, mas integra tudo o que está ao redor. A partir desta atividade, a comissão do projeto, formada por alunos, professores, pais e gestão, vai analisar e trabalhar para implementar os sonhos que podem ser realizados em curto prazo pela escola. Ainda encaminhará para os setores responsáveis as medidas que não podem ser realizadas pela unidade escolar. A próxima etapa do projeto será a seleção das prioridades e o planejamento de ação.
Combinando ciência e esperança, o projeto visa impulsionar o processo de aprendizagem em todos os níveis, além de estimular a convivência e atitudes solidárias. O projeto Comunidade de Aprendizagem é uma iniciativa da Seduc (Secretaria de Educação) em parceria com Instituto Natura.
Para Ione Silva Santana, mãe dos gêmeos Antônia Gabriela Silva Santos e Antônio Gabriel Silva Santos, 9 anos, a ação é de extrema importância para o desenvolvimento da escola, principalmente por possibilitar que os alunos participem do desenvolvimento da escola em busca de uma unidade de ensino ideal.
O esporte está nos sonhos dos irmãos. A aluna do 5º ano, Antônia Gabriela, disse querer que a escola tenha uma piscina para praticar natação. Já o irmão Antônio, da mesma sala, deseja que a escola tenha uma quadra poliesportiva para jogar bola.
O projeto Comunidade de Aprendizagem iniciou em outubro de 2015 com o processo de sensibilização, enquanto as atividades com os alunos e comunidade começaram a ser realizadas em junho deste ano. O projeto também contempla a Escola Rural Boa União, em Vila de Abrantes.