Escola comemora maior Ideb do Município

Iwwa Agência
Publicado 14/09/2016 04:09:44

A energia e o clima de comemoração podem ser sentidos de longe. Ao abrir o portão e adentrar na Escola Municipal José Marques Teixeira, situada em Cachoeirinha, a recepção é um sorriso largo no rosto e uma frase de boas vindas que pareceu ensaiada, mas na verdade é fruto de muito esforço, dedicação e integração de gestoras, professores, pais, alunos e funcionários. A receptividade retrata com orgulho o momento de alegria que o ambiente escolar vive. A frase qual é? “Bem-vindos a melhor escola de Camaçari”, dizem em alto e bom som.

A frase se refere a escola ter obtido a nota 5,8 no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) 2015, a maior nota no Município nos anos iniciais. Com essa nota, inclusive, a escola superou a média individual que estava estipulada em 4.3, atingido a nota preconizada para ser alcançada em 2021.

Além dos investimentos pedagógicos e de estrutura realizados pela Prefeitura em todas as escolas da rede municipal que, inclusive, fez com que Camaçari melhorasse as notas e superasse as metas do Ideb de forma geral, o aspecto unânime destacado entre o corpo escolar e dito como diferencial para a unidade ter conquistado a nota, se chama integração.

A força dessa integração começa pela união e parceria entre a diretora e a vice-diretora da instituição, Tatiana Maria Neves e Ana Carolina Pereira, respectivamente, que atuam juntas na gestão da escola há seis anos. “O trabalho aqui é construído por muitas mãos, todos juntos, pensando em futuro melhor para essas crianças”, ressaltou Tatiana. A vice-diretora Ana Carolina Pereira contou que, ao saber da notícia, foi só pulos e gritos de alegria e que a nota é resultado de um esforço conjunto.

Os muitos anos de trabalho juntas, planejando as ações pedagógicas, renderam diversos projetos para a escola. Os mais recentes e aos quais elas atribuem a nota obtida são o Vivendo Valores, que consiste em desenvolver os diversos valores sociais em sala de aula, e o Aulas Abertas, atividade que reúne no pátio todos os estudantes para dialogar, ler e trabalhar a inteligência emocional.

Fazendo valer o ditado que a união faz a força, é com a força e o apoio dos pais que a unidade escolar tem conseguido também avançar em diversos aspectos. Há alguns anos, além das reuniões regulares com os pais, a escola criou o livro de acompanhamento, em que os pais precisam visitar a escola pelo menos uma vez no mês para saber como o filho está se comportando e, após a conversa individual com a professora, elas assinam o livro comprovando que estiveram na unidade e estão cientes dos assuntos apresentados ao filho e se comprometem a colaborar e apoiar o processo de aprendizado no que for preciso.

Falar sobre a escola ter obtido a melhor nota, sobre a importância dos professores no aprendizado e o prazer que tem pelos estudos deixaram emocionado o estudante do 5º ano, Paulo Ricardo Cardoso, 9 anos. O índice da escola motivou ainda mais o estudante que, desde agora, contou já está estudando com foco no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). “Eu quero ser o melhor e dar orgulho aos meus pais e professores”, disse o estudante com lágrimas nos olhos.

“A atenção que todos têm com a gente é o que me motiva a acordar bem cedo e vir estudar todos os dias”, contou Sofia Sena, 9 anos, que cursa o 4º ano. Quem também acorda cedinho e com prazer é o estudante Jairo Conceição, 8 anos, do 3º ano. Ele contou sorridente que ultimamente tem espalhado para familiares e amigos que estuda na melhor escola de Camaçari.

A professora Edenusia Santos contou que está bastante feliz com a nota, reafirmou a importância dos projetos e da integração do corpo escolar, além da realização de dinâmicas e brincadeiras em sala de aula para “não se tornar um ambiente monótono”.

No geral, em Camaçari, os anos iniciais tiveram a nota 4.7, superando a meta de 4.2, já os anos finais obtiveram a pontuação 4.1, quando o índice estimado era 3.8. Foi na gestão do prefeito Ademar Delgado que o Município obteve as melhores notas no Ideb. As notas divulgadas no último dia 08 de setembro pelo Ministério da Educação, inclusive, superaram os índices obtidos em 2013, que foram 4.3, nos anos iniciais, e 3.6, nos anos finais. A escola Edvaldo Machado Boaventura foi a que obteve a maior média nos anos finais com nota de 5.1.

Slideshow | 10 fotos

Escola comemora maior Ideb do Município

Mais Notícias

Vacinação contra Covid-19 continua nesta quinta (21) e retoma para 12 anos acima

Vacinação contra Covid-19 continua nesta quinta (21) e retoma para ...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 20 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 20 de outubro de 2021

Realização da Semana Global do Empreendedorismo em Camaçari é tema de reunião

Realização da Semana Global do Empreendedorismo em Camaçari é tema ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.