Equipes divulgam o Pronatec nos bairros

Iwwa Agência
Publicado 31/01/2012 04:01:50

Nesta terça-feira (31/01), a Prefeitura de Camaçari, por meio das secretarias do Desenvolvimento Social (Sedes) e da Cidadania e Inclusão (Secin), deram início a implantação do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) – Brasil Sem Miséria no Município.

As equipes do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) receberam treinamento para começar a divulgar nas localidades o programa e os cursos de qualificação profissional oferecidos.    

Inicialmente, serão disponibilizadas 2.230 vagas para Camaçari. Segundo a secretária da Sedes, Jailce Andrade, à medida que as vagas forem preenchidas, o número será ampliado. “O Pronatec abre uma perspectiva concreta de superação da extrema pobreza, pois dá qualificação profissional para as pessoas que mais precisam”.      

De acordo com o secretário da Secin, Carlos Silveira, serão oferecidos 38 cursos profissionalizantes pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Senac ( Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e os IFs (Institutos de Ciência e Tecnologia). “Através desse programa, o público do Bolsa Família terá melhores condições de acesso ao mercado de trabalho”.      

Os cursos do Pronatec são destinados para beneficiários titulares ou dependentes inscritos no CadÚnico (cadastro único para Programas Sociais), com idade entre 18 e 59 anos. Além de obter gratuidade na mensalidade, o beneficiário também vai receber material didático e auxílio educacional remunerado por hora/aula assistida para ajudar no custeio do deslocamento.        

As inscrições para os cursos podem ser realizadas de 6 a 19 de fevereiro, no Núcleo de Atendimento do Brasil Sem Miséria, localizado na rua Goiás, s/n, Centro, mediante a apresentação do CPF, número de Informação Social (NIS) da família e o comprovante de escolaridade. As matrículas podem ser realizadas de 20 a 29 de fevereiro, nas instituições de ensino ofertantes dos cursos. Mais informações pelo número 3644-5788.

A aula inaugural acontece no dia 5 de março, às 8h, na Cidade do Saber, com a presença do prefeito Luiz Caetano e dos reitores das instituições de ensino. O Pronatec integra o Plano Nacional Brasil Sem Miséria do governo federal, ao qual o Município aderiu com a criação do Programa Municipal de Superação da Pobreza Extrema de Camaçari.

O objetivo principal do programa é expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para a população brasileira.

Foto: Nelinho Oliveira

Equipe do Cras recebeu informações sobre o Pronatec -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 16 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 16 de outubro de 2021

Sedur visita empreendimento instalado em Catu De Abrantes

Sedur visita empreendimento instalado em Catu De Abrantes

Serviço de urgência e emergência será ampliado em Camaçari

Serviço de urgência e emergência será ampliado em Camaçari

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.