Entidades recebem doação do Banco de Alimentos

ASCOM BOT
Publicado 27/06/2008 06:06:21

Reduzir o desperdício e combater a fome são ações do Banco de Alimentos de Camaçari. Na manhã de quinta-feira (26/06), foi realizada a entrega de gêneros alimentícios para oito entidades, entre as quais Mulheres Unidas da Nova Vitória (MUNV) e Creche Nossa Senhora do Amparo, no Gravatá.

Terezinha Santos Nunes Cardoso, 45 anos, presidente da entidade beneficente MUNV e moradora há 18 anos do bairro Nova Vitória, ficou feliz com a ajuda. A iniciativa beneficia 53 crianças de 2 a 5 anos que ficam na creche e 150 famílias que, todas às sextas-feiras, tomam um sopão reforçado feito com ingredientes entregues pelo Banco de Alimentos. “É uma felicidade muito grande poder receber esse auxílio do município”.

Para Maria Alves de Ciqueira, 53 anos, responsável pela Creche Nossa Senhora do Amparo, o auxílio é de extrema importância e ajuda a manter as 165 crianças que ficam em tempo integral ou que recebem reforço escolar no horário oposto ao da escola. “Se não fosse esse apoio, a entidade estaria passando por grandes dificuldades”.

O Banco de Alimentos auxilia 28 entidades assistenciais como creches, escolas comunitárias, associações de bairros e centros de recuperação. Os alimentos são arrecadados no Centro Comercial de Camaçari, em caráter de doação, e distribuídos entre as instituições beneficentes todas as semanas.

Os gêneros vão desde alimentos não-perecíveis até frutas e verduras. Antes de realizar a distribuição, a equipe do projeto faz uma seleção e verifica o que pode ser aproveitado. São três os processos: captação, armazenamento e distribuição.

Antes da entrega, assistentes sociais avaliam se as pessoas beneficiadas realmente são carentes, enquanto os nutricionistas averiguam se as entidades têm condições de armazenar e manusear os alimentos.

O programa vai além da distribuição de mantimentos, promovendo acompanhamento junto às instituições beneficiadas e levando em conta questões culturais, ou seja, os alimentos que fazem parte do dia-a-dia de cada comunidade.

O intuito não é fazer caridade, mas alimentar com consciência e gerar responsabilidade familiar. Para tanto, são oferecidos cursos às entidades de como manusear e evitar desperdícios, orientando que tipos de alimentos oferecem vitaminas importantes e como aproveitá-los.

Foto: Agnaldo Silva

O Banco de Alimentos auxilia 28 entidades assistenciais -

Mais Notícias

Nota de Pesar

Nota de Pesar

Falta de energia afeta atendimento da Defesa Civil pelo 199

Falta de energia afeta atendimento da Defesa Civil pelo 199

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 21 de Janeiro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 21 de Janeiro de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.