Enfermeiros reforçam humanização do atendimento

Iwwa Agência
Publicado 11/05/2012 12:05:04

O Dia Internacional do Profissional de Enfermagem é comemorado neste sábado (12/04). Em Camaçari, a rede municipal de saúde conta com 200 enfermeiros, profissionais responsáveis por humanizar ainda mais o serviço oferecido à população.

Para a enfermeira e coordenadora do Ceonc (Centro de Oncologia de Camaçari), Luciana Jaqueline, o profissional de enfermagem tem o trabalho voltado para o cuidado humano.

“Só quem precisou desse profissional sabe a importância do enfermeiro”, completou.

Luciana Jaqueline acredita que o enfermeiro é um profissional completo, “pois atua em diversas áreas, desde a prevenção até o tratamento”, explica a coordenadora.

Na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Gleba B, a enfermeira Adriana Brandão tem realizado um trabalho bastante reconhecido pela comunidade. Coordenadora da unidade de saúde, ela fala com entusiasmo sobre a responsabilidade da profissão.

“Na área de saúde, os enfermeiros ocupam cargos de gestão com mais facilidade do que outros profissionais. Isso acontece porque temos na grade curricular da graduação matérias de gestão e gerência”. Adriana acrescenta que o enfermeiro é responsável ainda por coordenar a equipe de técnicos de enfermagem.

“Muitos pacientes preferem ser atendidos pelos enfermeiros, pois eles dizem que a consulta é mais completa, já que esclarecemos dúvidas, oferecemos orientações diversas e avaliamos todos os aspectos do paciente”, completa.

A cada dia o enfermeiro ganha mais destaque e aumenta a abrangência do campo de atuação. Por conta de uma orientação do Ministério da Saúde, as pessoas que procuram atendimento nas UPAs passam, inicialmente, por uma consulta com o enfermeiro.

De acordo com Adriana Brandão, a iniciativa tem o intuito de avaliar o grau de risco para o atendimento do paciente e observar se é necessária consulta com o médico.

Foto: Marcelo Ferrão

Para Adriana Brandão, o enfermeiro tem papel fundamental no acolhimento ao paciente -

Mais Notícias

Realização da Semana Global do Empreendedorismo em Camaçari é tema de reunião

Realização da Semana Global do Empreendedorismo em Camaçari é tema ...

Inscrições para Gincana Cultural Virtual são prorrogadas para segunda-feira (25)

Inscrições para Gincana Cultural Virtual são prorrogadas para segun...

GT para construção do Plano Municipal de Cultura reúne segmentos de dança, teatro e música

GT para construção do Plano Municipal de Cultura reúne segmentos de...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.