O prefeito Elinaldo Araújo esteve reunido com a secretária Municipal da Reparação de Salvador, Ivete Sacramento, e representantes da pasta. O encontro, mediado pela Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), por meio da Coordenadoria de Igualdades de Direitos e Combate à Discriminação, ocorreu na tarde da quarta-feira (16/5), na sala de reuniões da Secretaria do Governo (Segov).
Na oportunidade, Ivete Sacramento apresentou ao gestor municipal o Programa de Combate ao Racismo Institucional (PCRI) implantado pela Secretaria Municipal da Reparação (Semur), na Prefeitura de Salvador. A intenção do encontro é mostrar outras iniciativas inseridas através da pasta e que estão dando bons resultados, a exemplo dos programas de Ações Afirmativas para as Comunidades Quilombolas e Selo da Diversidade Étnico-Racial.
De acordo com o prefeito Elinaldo Araújo, promover, em Camaçari, a equidade social, inclusão socioeconômica da população e a valorização da diversidade é uma das metas do seu governo. “Entendemos que Camaçari, assim como Salvador, tem como foco o combate a todas as discriminações, principalmente, a racial em todas as formas que elas possam aparecer. Nesse sentido, é muito gratificante essa troca de conhecimentos com a secretária Ivete Sacramento, que, por suas lutas e história de vida, têm muito para nos instruir”, salientou.
Ivete Sacramento destacou que o encontro e a troca de experiências exitosas foram muito gratificantes. “O prefeito Elinaldo nos mostrou os diversos programas que já vêm sendo implantados em Camaçari, no âmbito da promoção à igualdade racial, e saber que essas políticas fazem parte da sua gestão nos deixou muito felizes”.
Para a coordenadora de Igualdades de Direitos e Combate à Discriminação, Riviane Valongo, a implantação de políticas públicas de reparação, de promoção da igualdade racial e de afirmação é fundamental no setor público. “O trabalho deve ser realizado de forma transversal, com destaque na reparação e proteção dos direitos dos indivíduos de grupos raciais e étnicos”. A coordenadora destacou ainda que é preciso que o PCRI seja implantado em toda a esfera municipal e que as ações tenham ênfase nas áreas da saúde e educação.
Ainda participaram do encontro as secretárias de Relações Institucionais, Janete Ferreira, e do Desenvolvimento Social e Cidadania, Ilay Ellery, além de representantes das pastas.

Foi apresentado o Programa de Combate ao Racismo Institucional -