Cerca de 130 profissionais de saúde de Camaçari participaram, nesta terça-feira (11/10), na Cidade do Saber, do evento em alusão ao Dia Nacional de Combate à Sífilis, celebrado no próximo dia 21.
Realizado pela Sesau (Secretaria da Saúde) do Município, através do Programa Municipal de DST/Aids, o encontro tem o objetivo de reduzir os indicadores da sífilis no Município, através da troca de experiências e discussão de estratégias para o enfrentamento da doença.
De acordo com a diretora do Departamento de Média e Alta Complexidade do Município, Elba Brito, até outubro deste ano foram notificados seis casos a mais de sífilis do que em 2010, quando foram registrados sete casos da doença.
“Este é um sinal de alerta”, analisa a diretora, ao assegurar que a Sesau irá intervir e mudar esta realidade através de medidas como a preparação de profissionais para o diagnóstico precoce da sífilis, conscientização de gestantes e parceiros para a realização de exames durante o pré-natal, além de capacitação de toda a rede municipal de saúde para o tratamento da doença.
Até janeiro de 2011, serão convocados novos agentes de saúde para intensificar as atividades de combate à doença, segundo a subsecretária da saúde, Sandra Pelegrino.
A programação do encontro teve início às 9h, com a conferência do presidente da Sociedade Brasileira de DST – Regional Bahia, Roberto Fontes, que falou sobre Sífilis e Sífilis Congênita. Em seguida, às 10h, foi realizada uma roda de discussão com agentes comunitários de saúde, representantes dos conselhos locais de Saúde e demais profissionais da rede municipal.
A agente comunitária de saúde da UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro Triângulo, Jucileide Bispo, participa ativamente dos encontros promovidos pela Sesau e considerou a iniciativa da administração municipal importante para aprimorar os conhecimentos e tirar dúvidas.
A ação desta terça-feira foi promovida pelo Departamento de Média e Alta Complexidade, em parceria com o CRES (Centro de Referência em Especialidades em Saúde).