Encontro reúne cerca de 400 pessoas

Iwwa Agência
Publicado 31/10/2012 04:10:15

Cerca de 400 pessoas participaram nesta quarta-feira (31/10), no Teatro da Cidade do Saber, do primeiro dia do Encontro Regional/Nordeste do Congemas (Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social). O evento segue até quinta-feira (01/11).

Na ocasião, o presidente do Congemas, Valdiosmar Vieira Santos, agradeceu ao prefeito Luiz Caetano pela dedicação e empenho para a realização do Encontro no Município e parabenizou o gestor por tornar Camaçari uma referência no desenvolvimento de políticas de assistência social.

O evento tem como principal objetivo o fortalecimento da formação e articulação política dos gestores municipais de assistência social, para a efetivação, descentralização e intersetorialidade de políticas públicas fundamentadas nos princípios e diretrizes do SUAS (Sistema Único de Assistência Social).

O prefeito Luiz Caetano observou que a realização do Congemas é fundamental para o desenvolvimento de ações sociais, especialmente para a discussão de propostas que contribuam para o enfrentamento da seca em cidades do Nordeste. “Através de iniciativas é possível promover um rico intercâmbio e, assim, coletivizar as experiências de sucesso”, informou.

Tendo como tema o Financiamento do  SUAS: Gestão Municipal e as  Desigualdades Regionais, a etapa Nordeste do Congemas permitirá a compilação das principais dificuldades vividas pela população da região e propostas estruturais de assistência social para apresentação na etapa nacional do Colegiado.

A secretária adjunta de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Valéria Gonelli, ressaltou a importância da realização das etapas regionais do Congemas. “Desta forma identificamos as principais dificuldades enfrentadas por cada região e municípios do país. A partir disso, traçamos estratégias de ação para solução dos problemas sociais”.

Representando o governador Jaques Wagner, a secretária do Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza do Estado, Mara Moraes, lembrou que as propostas apresentadas durante o evento serão fundamentais para o aperfeiçoamento de ações de assistência e criação de novas políticas em benefício da população.

Também estiveram presentes os secretários do Desenvolvimento Social, Jailce Andrade, da Infraestrutura, Everaldo Siqueira, do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca, João Ramalho, da Saúde, Vital Sampaio, da Cultura, Vital Vasconcelos, da Educação, Luiz Valter de Lima, do Governo, Francisco Franco, da Administração, Ednalva Santana, do Turismo, Ivanildo Antônio, além do prefeito eleito de Camaçari, Ademar Delgado, da prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, e do deputado Estadual, Bira Coroa.

 

PROGRAMAÇÃO

Quarta-feira (31/10) 

16h às 18h – Oficinas Temáticas

21h – Confraternização

Quinta-feira (01/11) 

9h – Painel – Análise do resultado do Censo SUAS 2011 – Gestão 

10h – Mesa Redonda: Convivência com o Semiárido e a Interface com o SUAS

12h – Almoço 

14h – Painel sobre Planos Municipais de Assistência Social e elaboração dos PPA’s 

16h – Plenária Final – Apresentação dos Grupos e relatos dos representantes dos Congemas.

17h – Encerramento

OFICINAS

1 – Estrutura Operacionalização dos Fundos Municipais de Assistência Social, ministrada por Antônio Henriques, diretor executivo do Fundo Nacional de Assistência Social e representante da Secretaria Nacional de Assistência Social, e por Sergio Monteiro, coordenador Geral de Execução Orçamentária e Financeira/ Secretaria Nacional de Assistência Social e como coordenadora da mesa da Maria Elaine, do Ceará  

2 – Reestruturação Institucional dos órgãos gestores, para adequação à estrutura organizacional do SUAS, ministrada por Jaime Rabelo Adriano, coordenador geral  (DGSUAS/SNAS) e como coordenadora da mesa, Maria Lúcia Linhares Marquim, de Pernambuco.

3 – A interface do Sistema de Justiça e o Suas- Sistema Único de Assistência Social, ministrada por Carina Fernanda Gonçalves Flaks e Sidney Rosa da Silva Junior – Promotores de Justiça / Coordenadoria do Centro de Apoio aos Direitos Sociais do Ministério Público do Rio de Janeiro e Aparecida Rodrigues, da Secretaria Nacional de Assistência Social –DPSE/MDS e como coordenadora da mesa, Fernanda Kaallyne L. de Oliveira Morais, do Rio Grande do Norte.

4 – O Exercício intersetorial e a integração dos benefícios e serviços socioassistencial, ministrada por Simone Albuquerque – DGSUAS/SNAS e Marcos Maia Antunes, coordenador Geral de Acompanhamento de Condicionalidades – SENARC/MDS, e como coordenador da mesa Pedro Arcanjo de Souza Beneditino, do Piauí.

5 – Vigilância Sociassistencial e Integração com Sistemas de Informação, ministrada por Luís Otávio – DGSUAS/SNAS e como coordenadora da mesa, Gizelda Lins, de Alagoas.

6 – O CadÚnico e a Versão 7.0, ministrada por Ana Gabriela Filippi Sambiase, Coordenadora Geral de Gestão dos Processos de Cadastramento – SENARC e como coordenadora da mesa Lúcia Fátima Batista de Almeida Chagas, da Paraíba.

7 – Gestão do SUAS e o Controle Social, ministrada por Luziele Tapajós,  Presidente do Conselho Nacional de Assistência Social e como coordenadora da mesa Rosário Rabelo, de Sergipe. 

 

Slideshow | 6 fotos

Encontro reúne cerca de 400 pessoas

Mais Notícias

Idosos do Conviver têm manhã com música e muita animação

Idosos do Conviver têm manhã com música e muita animação

Decreto regulamenta comercialização através de food trucks em Camaçari

Decreto regulamenta comercialização através de food trucks em Camaçari

Prefeitura institui o Camaçari Mais Colorida

Prefeitura institui o Camaçari Mais Colorida

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us