Na manhã desta terça-feira (05/04), 100 artesãos participaram do primeiro encontro de 2016 da Ampac (Associação dos Produtores Artesanais e Manufaturados de Camaçari), na Casa do Trabalho.
Durante o evento, cujo objetivo é fomentar o empreendedorismo e promover qualificação para os artesãos do Município, foi apresentado à secretária de Governo, Jailce Andrade, o projeto de lei para incluir a Feira de Verão de Guarajuba no calendário municipal de eventos. A iniciativa tem o intuito de fazer com que o evento passe a ser uma política de governo, independente da gestão.
Ao ministrar palestra sobre a economia solidária e o empoderamento feminino, a titular da Segov, Jailce Andrade, exaltou o poder da mulher nos segmentos da economia criativa. “As mulheres estão dominando o mundo. Estamos ocupando espaços importantes na sociedade, seja em ambiente privado ou público”, destacou a secretária.
Dando sequência à programação do evento, a jornalista e especialista em Gestão Pública e Empoderamento Feminino, Shirlene Lopes, ministrou a palestra Além do limite: criatividade é substantivo feminino… PIQUE, que explica a paixão e a iniciativa da mulher em ocupar cada vez mais espaço. “As mulheres artesãs são pessoas que trabalham com a arte, são pessoas especiais e têm uma sensibilidade diferenciada. E o composto desse atributo feminino faz uma gestão melhor”, destacou a jornalista.
A artesã Vera Menezes, de 63 anos, conhecida como Vera Artes, trabalha com artesanato há mais de 50 anos. Ela foi a primeira mulher a expor na Feira de Guarajuba. “Participar das feiras que o Município promove anualmente e das ações que favorecem o artesão, só tende a fortalecer o segmento. Por isso, faço questão de participar de projetos e ações que envolvem o segmento de artesanato”, destacou a moradora do bairro Dois de Julho.
Com o ouvido ligado na palestra e o olho no crochê, a artesã Jaciara de Fátima Carvalho, de 52 anos, declarou que é viciada em produzir peças, porque é delas que vem o complemento da renda familiar. “Ajudo nas despesas de casa com o dinheiro que recebo das minhas produções e encomendas. Já tentei parar, mas esse trabalho é viciante”, disse a moradora do bairro Triângulo, que trabalha com confecção de colchas, roupas, blusas e biquínis há mais de 30 anos.
Com aproximadamente 206 artesãos cadastrados pela Coordenação de Fomento ao Artesanato, esse ano a Feira de Verão de Guarajuba, que acontece de dezembro a fevereiro, teve 102 expositores dos segmentos do artesanato, da economia solidária e agricultura familiar.
De acordo com a Coordenação de Fomento ao Artesanato, o encontro visa também reunir apresentar cursos e ações de fomento para o setor, como a oferta de crédito e outros benefícios. A ação foi promovida pela Ampac, com apoio da Prefeitura, por meio da Sedec (Secretaria do Desenvolvimento Econômico) e a Sesp (Secretaria dos Serviços Públicos).
Esteviveram presentes também no evento o superintendente do Trânsito e Transporte, Humberto Leite, a coordenadora do CredBahia, Cintia Sousa, a secretária do gestão Mulher da Sedec, Raimunda Santos, e o coordenador do Fomento ao Artesanato da Sedec, Gilberto Cruz.