Encontro reúne artesãos do Município

Iwwa Agência
Publicado 05/04/2016 03:04:58

Na manhã desta terça-feira (05/04), 100 artesãos participaram do primeiro encontro de 2016 da Ampac (Associação dos Produtores Artesanais e Manufaturados de Camaçari), na Casa do Trabalho.

Durante o evento, cujo objetivo é fomentar o empreendedorismo e promover qualificação para os artesãos do Município, foi apresentado à secretária de Governo, Jailce Andrade, o projeto de lei para incluir a Feira de Verão de Guarajuba no calendário municipal de eventos. A iniciativa tem o intuito de fazer com que o evento passe a ser uma política de governo, independente da gestão.

Ao ministrar palestra sobre a economia solidária e o empoderamento feminino, a titular da Segov, Jailce Andrade, exaltou o poder da mulher nos segmentos da economia criativa. “As mulheres estão dominando o mundo. Estamos ocupando espaços importantes na sociedade, seja em ambiente privado ou público”, destacou a secretária.

Dando sequência à programação do evento, a jornalista e especialista em Gestão Pública e Empoderamento Feminino, Shirlene Lopes, ministrou a palestra Além do limite: criatividade é substantivo feminino… PIQUE, que explica a paixão e a iniciativa da mulher em ocupar cada vez mais espaço. “As mulheres artesãs são pessoas que trabalham com a arte, são pessoas especiais e têm uma sensibilidade diferenciada. E o composto desse atributo feminino faz uma gestão melhor”, destacou a jornalista.

A artesã Vera Menezes, de 63 anos, conhecida como Vera Artes, trabalha com artesanato há mais de 50 anos. Ela foi a primeira mulher a expor na Feira de Guarajuba. “Participar das feiras que o Município promove anualmente e das ações que favorecem o artesão, só tende a fortalecer o segmento. Por isso, faço questão de participar de projetos e ações que envolvem o segmento de artesanato”, destacou a moradora do bairro Dois de Julho.

Com o ouvido ligado na palestra e o olho no crochê, a artesã Jaciara de Fátima Carvalho, de 52 anos, declarou que é viciada em produzir peças, porque é delas que vem o complemento da renda familiar. “Ajudo nas despesas de casa com o dinheiro que recebo das minhas produções e encomendas. Já tentei parar, mas esse trabalho é viciante”, disse a moradora do bairro Triângulo, que trabalha com confecção de colchas, roupas, blusas e biquínis há mais de 30 anos.

Com aproximadamente 206 artesãos cadastrados pela Coordenação de Fomento ao Artesanato, esse ano a Feira de Verão de Guarajuba, que acontece de dezembro a fevereiro, teve 102 expositores dos segmentos do artesanato, da economia solidária e agricultura familiar.

De acordo com a Coordenação de Fomento ao Artesanato, o encontro visa também reunir apresentar cursos e ações de fomento para o setor, como a oferta de crédito e outros benefícios. A ação foi promovida pela Ampac, com apoio da Prefeitura, por meio da Sedec (Secretaria do Desenvolvimento Econômico) e a Sesp (Secretaria dos Serviços Públicos).

Esteviveram presentes também no evento o superintendente do Trânsito e Transporte, Humberto Leite, a coordenadora do CredBahia, Cintia Sousa, a secretária do gestão Mulher da Sedec, Raimunda Santos, e o coordenador do Fomento ao Artesanato da Sedec, Gilberto Cruz.

Slideshow | 5 fotos

Encontro reúne artesãos do Município

Mais Notícias

Seduc presta contas do 1º quadrimestre de 2023 em audiência pública

Seduc presta contas do 1º quadrimestre de 2023 em audiência pública

Exposições e intervenções culturais marcam 4º Festival da Sustentabilidade

Exposições e intervenções culturais marcam 4º Festival da Sustentab...

Espaço Camaçari recebe serviço de roçagem para Camaforró 2023

Espaço Camaçari recebe serviço de roçagem para Camaforró 2023

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us