Encontro Regional da Defesa Civil debate produtos perigosos

ASCOM BOT
Publicado 13/06/2008 02:06:07

O 3º Encontro Regional de Defesa Civil, realizado nesta sexta-feira (13/06), abordou o tema Produtos Perigosos. A primeira palestra, ministrada pelo Promotor Ambiental Luciano Pitta, tratou do assunto no âmbito jurídico, esclarecendo as questões relativas aos crimes ambientais e às punições previstas em lei.

Também palestraram representantes de empresas e associações como a Petrobrás e o Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic). As apresentações explicaram como funciona o esquema de segurança, transporte e movimentação de produtos químicos, como a amônia, produto utilizado pela Petrobras/Fafen, instalada no Pólo Petroquímico de Camaçari.

A coordenadora Adjunta da Defesa Civil do Estado, Ivone Valente, presente ao encontro, parabenizou Camaçari pela ação que ajuda a promover o aumento de conhecimento. “Quanto mais oportunidades de discutir e trazer especialistas que atualizem as formas de combate às zonas de risco, maior será a segurança para a população”, observou.

Para Dílson Conceição Filho, representante do Grupo Unigel, empresa Acrinor, o evento é importante para todos que mantêm relação com o meio ambiente, em especial empresas do Pólo, uma vez que trabalham e transportam produtos de risco, que podem gerar danos à população e ao ecossistema.

Estiveram presentes no evento os secretários da Indústria, Comércio e Serviços (Seinc), Djalma Machado, da Mulher (Semu), Aurenita Castillo, da Defesa Civil, Ademar Lopes, além de representantes de órgãos municipais, associações, Pólo Petroquímico e de empresas de transporte.

GERENCIAMENTO DE RISCO
No atual Governo, a Defesa Civil estendeu os serviços prestados à comunidade e ganhou status de Secretaria. Além disso, qualificou a ação no Município e se transformou em referência no Estado ao aderir a Política Nacional de Gerenciamento de Risco.

Com o objetivo de promover amparo permanente da população contra desastres naturais ou provocados pelo homem, a Defesa Civil deve socorrer e assistir populações atingidas, além de reabilitar e recuperar áreas deterioradas por desastres, assim como atuar na iminência ou em situações de desastres.

Foto: Nelinho Oliveira

Técnicos de municípios da região participam do encontro -

Mais Notícias

Fábrica Eliane passará por modernização em Camaçari

Fábrica Eliane passará por modernização em Camaçari

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 22 de Janeiro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 22 de Janeiro de 2021

Incêndios lideram chamados na Defesa Civil em parcial do mês de janeiro

Incêndios lideram chamados na Defesa Civil em parcial do mês de jan...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.