Encontro propõe preservação ambiental

Iwwa Agência
Publicado 06/04/2010 03:04:34

A preservação do Anel Florestal e da Costa dos Coqueiros está sendo discutida entre a população, empresários e gestores públicos de Camaçari e Dias D`Ávila. O encontro acontece na Cidade do Saber e faz parte do Seminário de Reestruturação Ecológica Comunitária.

Desta terça-feira (06/04) até quarta-feira (07/04), cerca de 70 pessoas recebem capacitação sobre as tecnologias para produção e plantio de mudas nativas da região. O primeiro dia do seminário traz aulas teóricas e o segundo trabalho de campo no Anel Florestal.

As atividades são ministradas por especialistas de plantio e produção de plantas da Prefeitura de Camaçari, além de engenheiro agrônomo, veterinário e técnico em segurança do trabalho de universidades renomadas do país. A previsão é atender mais quatro turmas até o final do ano.

Segundo Álvaro Oyama, diretor do Instituto do Corredor Ecológico Costa dos Coqueiros (Incec), entidade promotora do Seminário de Reestruturação Ecológica Comunitária, a parceria com o Município é fundamental para iniciar o processo de reflorestamento no Litoral Norte.

“O Anel Florestal separa o Pólo Petroquímico da comunidade e durante todo processo de industrialização o local ficou abandonado. Precisamos reforçar o reflorestamento para arborizar a cidade e diminuir os malefícios provocados pelo desequilíbrio ambiental”, diz o sub-secretário do Desenvolvimento Urbano (Sedur), Everaldo Siqueira. O gestor ainda informa que a meta para este ano é produzir 200 mil mudas de plantas.

No intuito de ampliar a discussão, os órgãos envolvidos na produção do seminário se reúnem com moradores do bairro Parque Florestal e discute melhorias para o anel florestal. O encontro está marcado para o dia 27 deste mês.

SEMINÁRIO
O Seminário de Reestruturação Ecológica Comunitária, realizado pela primeira vez no Município, é baseado no programa Fábrica de Florestas, do Incec.

Em quase três anos de funcionamento, foram plantadas 97 mil mudas de árvores em Camaçari e Dias D`Ávila. Desse conjunto, 32 mil tiveram participação da comunidade.

Os participantes são selecionados através do Conselho Comunitário Consultivo e pelo Núcleo de Defesa Comunitária (Nudec), composto por gestores e populares de ambos as cidades.

O encontro conta com a parceria da Sedur, Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic) e Bahia Especialty Cellulose (BSC), antiga Bahia Pulp.

Foto: Agnaldo Silva

O Anel Florestal separa o Pólo Industrial da comunidade -

Mais Notícias

Último dia do Arraial da Praça Abrantes promove diversão e movimenta comércio local

Último dia do Arraial da Praça Abrantes promove diversão e moviment...

Vacinação contra Covid continua nesta segunda (4)

Vacinação contra Covid continua nesta segunda (4)

Inclusão marca 32ª Corrida 2 de Julho em Camaçari

Inclusão marca 32ª Corrida 2 de Julho em Camaçari

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us