Encontro Nacional da Doença Falciforme começa sexta

Iwwa Agência
Publicado 01/06/2009 09:06:59

Camaçari sedia nesta sexta-feira (05/06), o 1º Encontro Nacional da Doença Falciforme na Atenção Básica. O Município foi escolhido pelo Ministério da Saúde em virtude da implantação da Unidade de Apoio às Pessoas com Doença Falciforme (Unifal), que funciona no Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde (Cuidar).

O encontro acontece no teatro da Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro, das 8 às 17h. O objetivo é discutir os projetos e experiências desenvolvidas no país.

Ao final do evento, os participantes avaliam e aprovam o Manual de Atenção Básica em Doença Falciforme. O documento servirá de parâmetro para todas as regiões.

A cerimônia de abertura contará com as presenças de representantes do Ministério da Saúde, a exemplo da coordenadora da Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme, Joice Aragão, além de autoridades municipais e estaduais.

O 1° Encontro Nacional é uma realização da Secretaria da Saúde (Sesau), com o apoio do Ministério, governo do Estado e Associação Camaçariense das Pessoas com Doença Falciforme (ACAPDF).

UNIFAL
A Unifal é a primeira estrutura de apoio às pessoas com anemia falciforme instalada no Nordeste. Cerca de 300 pessoas são atendidas no local, que conta com uma equipe multiprofissional formada por hematologista, assistente social, estagiários de biologia, farmacêutico e dentista. O atendimento é feito de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. A unidade funciona na rua da Rodoviária, Centro.

O programa municipal de Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme ainda prevê a capacitação continuada de profissionais das áreas de saúde, educação e assistência social. Os cursos devem acontecer a partir de agosto.

Foto: Agnaldo Silva

A primeira Unifal do Nordeste funciona no centro Cuidar -

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue nesta segunda (27) e aprazados da 2ª dose para a terça (28/9) devem antecipar a vacina

Vacinação contra Covid segue nesta segunda (27) e aprazados da 2ª d...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 26 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 26 de setembro de 2021

Camaçarienses que inspiram: Edicleia Pereira Dias

Camaçarienses que inspiram: Edicleia Pereira Dias

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.