Encontro é referência no país

Iwwa Agência
Publicado 22/11/2010 03:11:33

O Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE/BA), o mais antigo do Brasil, realiza nesta segunda-feira (22/11), o segundo dia da XII Reunião Conjunta do Conselho Estadual com os Conselhos Municipais de Educação da Bahia.

A ação, que é pioneira no país, traz como tema central as Atribuições e Níveis de Competência dos Conselhos Estaduais e Municipais de Educação e Regime de Colaboração.

Durante a manhã desta segunda (22/11), cerca de 500 participantes assistiram as explanações feitas, com base no tema central, pelo presidente do Fórum Nacional de Conselhos Estaduais de Educação (FNCE), Geraldo Grossi Júnior, a coordenadora Estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme), Gilvânia Nascimento, e dos CEE/BA, Pedro da Silva e Avelar Mutim.

À tarde, a partir das 14h, uma nova discussão põe em debate as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica, que terá como palestrantes as conselheiras do CEE/BA, Alda Muniz Pepe, Joelice Braga e como coordenadora, Norma Lúcia Santos.

Em seguida, será aberto um debate sobre o tema. O segundo dia do evento será encerrado com uma mesa redonda sobre as Políticas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

De acordo com a presidente do Conselho Estadual de Educação da Bahia, Aylana Barbalho, os encontros realizados pelo Conselho foram os pioneiros no país.

“É muito bom ver que o Brasil tem nos copiado, isso só contribui para o desenvolvimento da educação no nosso país”, destaca.

Para Gilvânia Nascimento, o encontro serve não só para debater temas importantes, mas também para identificar municípios que tenham Conselhos Municipais de Educação constituídos e que não possuem cadastro junto à Uncme.

Ainda segundo ela, atualmente existem 328 conselhos municipais de educação cadastrados junto à entidade. “Os números são atualizados anualmente”, explica.

PROGRAMAÇÃO 3º DIA:

8h – Apresentação Cultural

8h30 – Palestra: Criação e Fortalecimento dos Sistemas Municipais de Educação.

Palestrantes: Professora Selma Barros Daltro de Castro – Coord. Pedagógica do Pró-Conselho/UFBA e a coord. Estadual da Uncme, Gilvânia Nascimento.

9h10 – Debate

10h30 – Café com prosa e arte

10h45 – Momento Uncme – Com a coordenadora Estadual da Uncme, Gilvânia Nascimento.

11h45 – Palestra: Aproximação e articulação do Conselho Estadual de Cultura com os Conselhos Municipais de Educação

Palestrantes: Lia Robatto – Presidente do Conselho Estadual de Cultura da Bahia e Nelson Pretto – Conselho Estadual de Cultura da Bahia

14h30 – Dialogando com o CEE/BA e com a Uncme/BA

Explanador: Conselheiro Jorge Carneiro de Souza (CEE/BA)

16h30 – Encerramento da XII Reunião Conjunta do CEE com os CME’s

Explanadora : Aylana Barbalho – Presidente do CEE/BA

17h – Apresentação Cultural

17h30 – Confraternização

Slideshow | 2 fotos

Encontro é referência no país

Mais Notícias

Prefeito Elinaldo entrega 29 cadeiras de rodas para usuários do CER II

Prefeito Elinaldo entrega 29 cadeiras de rodas para usuários do CER II

Campeonato Baiano de Futebol Feminino é o destaque do fim de semana esportivo

Campeonato Baiano de Futebol Feminino é o destaque do fim de semana...

Fonte do Buraquinho recebe visita de alunos da rede municipal

Fonte do Buraquinho recebe visita de alunos da rede municipal

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us