Encontro discute projetos para a saúde

Iwwa Agência
Publicado 09/08/2011 05:08:23

Com o tema Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro, teve início na tarde desta terça-feira (09/08), no teatro da Cidade do Saber, a 5ª Conferência Municipal de Saúde de Camaçari. Participaram trabalhadores, gestores e usuários dos serviços de saúde do Município.

Durante a abertura, o secretário de Saúde, Camilo Pinto, falou do crescimento e da importância dos Conselhos Locais de Saúde e do importante papel fiscalizador da sociedade, ações que colaboram significativamente para direcionar as iniciativas da Prefeitura.  

“É importante aprofundar as discussões durante os três dias da conferência para traçar um plano de políticas públicas de saúde para os próximos quatro anos”, afirma o secretário, acrescentando que a Prefeitura vai implementar políticas afirmativas para melhorar ainda mais o serviço de saúde do Município.

Como exemplo, Camilo Pinto citou a implantação do call center para a marcação de consultas, “que será implantado até o final do mês”, completa.

O prefeito Luiz Caetano foi representado pelo secretário da Administração, Ademar Delgado, que falou da força que o evento tem, pois trata de um dos assuntos mais essenciais na vida da população. “Queremos uma saúde cada vez melhor. Este encontro vai apontar os rumos que deverão ser tomados para que isso aconteça.”

O representante do Conselho Nacional de Saúde, o médico Pedro Tourinho, relatou que o SUS (Sistema Único de Saúde) é uma política pública que tem o objetivo de oferecer acesso aos serviços e procedimentos da saúde de forma plena para todos os brasileiros.

Para o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Camaçari, Paulo Costa, a conferência é o momento máximo da saúde no Município.

A palestra do evento foi realizada pela professora doutora do Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da Universidade Federal da Bahia, Lígia Vieira, que tratou das mudanças no SUS nos últimos anos.

Lígia, que já foi secretária da Saúde da gestão de Caetano entre os anos de 1986 e 1988, agradeceu ao convite para participar da conferência e retornar ao Município.

A abertura da 5ª Conferência Municipal de Saúde de Camaçari contou com as apresentações da Bamuca (Banda Municipal de Camaçari) e de usuários do Cempre (Centro Multiprofissional de Reabilitação Física).

Estiveram presentes também a secretária da Mulher, Aurenita Castillo, a diretora do HGE (Hospital Geral de Camaçari), Dorilda Vasconcelos, e a vereadora Margarida Galvão (PT).

 

PROGRAMAÇÃO

 

10/08/2011 (quarta-feira)

08h30 – Leitura do Regimento

09h30 às 11h – Mesas Redondas (simultâneas)

 

Mesa Redonda 1 – Tema: Política de saúde na seguridade social, segundo os princípios da integralidade, universalidade e equidade.

Conferencistas: Professor Jairnilson Paim, do ISC/UFBA e a Professora do ISC/UFBA, Carmen Teixeira.  

 

Mesa Redonda 2 – Tema: Participação da Comunidade e do Controle Social

Conferencistas: Pedro Tourinho, médico sanitarista e membro do Conselho Nacional de Saúde; Sara Cerqueira, mestre em Saúde Coletiva e sanitarista da SUVISA/SESAB (Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde da Secretaria da Saúde do Estado); Ludmila Corrêia, advogada e professora do curso de Direito da Uefs (Universidade Estadual de Feira de Santana) e militante da Luta Antimanicomial.

 

Mesa Redonda 3 – Tema: Gestão do SUS 1 – Financiamento, Pacto pela Saúde, Relação Público x Privado

Conferencistas: Estevão Tóffoli, médico Sanitarista da SESAB; Ricardo Heinvelmann, médico Sanitarista e diretor da Atenção Básica da SESAB; Leandro Barreto, professor Departamento de Saúde da Família da Faculdade de Medicina da UFBA e técnico da Fundação Estatal de Saúde da Família.

 

Mesa Redonda 4 – Tema: Gestão do SUS 2 – Gestão do Sistema, do Trabalho e da Educação em Saúde

Conferencistas: Washington Abreu, médico Sanitarista; Telma Dantas, superintendente de Recursos Humanos da SESAB; Isabela Pinto (ISC) – Gestão da Educação em Saúde

11h às 12h – Debate

12h às 14h – Almoço

14h às 17h – Grupo 1, 2, 3 e 4 – Elaboração de propostas

 

11/08 (quinta-feira)

08h30 às 10h30 – Grupo 1, 2, 3 e 4 – Apresentação e aprovação das propostas

10h30 às 11h30 – Eleição dos delegados para a etapa estadual

11h30 às 12h – Considerações Finais

Slideshow | 5 fotos

Encontro discute projetos para a saúde

Mais Notícias

Sesau lança o projeto Conviver com Sorriso

Sesau lança o projeto Conviver com Sorriso

ISSM realiza treinamento sobre Pró-Gestão RPPS

ISSM realiza treinamento sobre Pró-Gestão RPPS

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 25 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 25 de outubro de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.