Com o tema A metodologia do Estatuto da Criança e do Adolescente na escola, foi realizado sexta-feira (15/04), no salão do Fórum Clemente Mariani, o 1º Encontro de Gestores e Coordenadores de Educação do Município de Camaçari. Uma palestra sobre o assunto foi proferida pelo educador Adailton Agra, diretor da Associação dos Agentes de Proteção da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia.
O evento, proposto pelo Juizado da Infância e Juventude de Camaçari, discutiu a aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) nas escolas municipais e capacitou os educadores para socializarem as informações com os demais profissionais da rede de ensino municipal.
Durante o encontro, foram discutidas também questões como a violência nas escolas, que segundo o secretário da Educação de Camaçari, Luiz Valter de Lima, “não se restringe apenas a agressão física, mas também está relacionada à violência psicológica, como o bullyng e a violência social”.
O coordenador do Juizado da Infância e da Juventude da Comarca de Camaçari, Antônio de Pádua, idealizador do encontro, trabalhou oito anos na Seduc (Secretaria da Educação) de Camaçari. Com vasta experiência na área, o coordenador sentiu a necessidade de criar uma espaço para debater as dificuldades enfrentadas pelos educadores na aplicação do estatuto.
A diretora da escola municipal Colônia Montenegro, Maria José dos Santos, defende a realização de reuniões e seminários sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente para esclarecer a população.