Encontro discute mercado de trabalho

Iwwa Agência
Publicado 16/12/2013 07:12:46

A Prefeitura de Camaçari realizou, por meio da parceria entre as secretarias municipais do Desenvolvimento Econômico, da Mulher e a Assembleia Legislativa da Bahia, através da Comissão dos Direitos da Mulher, um encontro para as mulheres do Município, cujo tema foi A Mulher no Mercado de Trabalho de Camaçari. A atividade foi realizada na manhã de ontem (16/12),

Realizada no auditório da Casa do Trabalho, a iniciativa contou com a participação de cerca de 100 mulheres e pretende levar as demandas ao poder publico, para que quando uma empresa vier se instalar no Município seja colocado em clausula que disponibilizem 50% das vagas para as mulheres.

De acordo com a vice-presidente da Comissão da Mulher e deputada Estadual, Luiza Maia (PT), o encontro foi realizado para sensibilizar os empresários do Município a ampliarem a oferta da mão de obra para a classe feminina. “Temos mulheres com capacidade de desempenhar um grande papel na indústria”, destacou.

Para o secretário do Desenvolvimento Econômico, Djalma Machado, o encontro servirá para diagnosticar o perfil das mulheres de Camaçari no mercado de trabalho. O secretário acrescentou que a Prefeitura dispõe de qualificações, através do Pronatec (Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego) e do SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).

Este último com mais de 90% das qualificações para as mulheres, além do programa BNDS (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) do microcrédito destinado à concessão de empréstimos de pequeno valor a micros empreendedores formais e informais.

De acordo com a secretária da Mulher, Solidade Caetano, é importante realizar encontros desse tipo. “Conquistar vagas no mercado de trabalho, que são destinadas na maioria das vezes para os homens, é uma luta muito importante para nós, mulheres”, ressaltou a titular da Semu (Secretaria da Mulher).

A dona de casa Mariana Deiró afirmou que vai ao Ciat (Centro de Integração e Apoio ao Trabalhador) freqüentemente, mas a maioria das vagas é destinada aos homens. “Estou aqui para mostrar para as empresas que as mulheres tem capacidade de realizar o trabalho feito por muitos homens”, destacou a moradora do Centro da cidade.

De acordo com a dona de casa Ana Meire Souza, a iniciativa é muito importante para levantar a autoestima das mulheres. “Espero que iniciativa como esta sensibilize as empresas instaladas no Município”, destacou a moradora do bairro Camaçari de Dentro.

Estiveram presentes no encontro os subsecretários da Cidadania e Inclusão, Ara Brasil, e da Agricultura e Pesca, José Jorge Queiroz, além de representantes do Conselho das Mulheres de Camaçari, do sindicato dos metalúrgicos e do SENAC, do poder legislativo esteve presente a vereadora Patrícia Oliveira (PT).

Slideshow | 4 fotos

Encontro discute mercado de trabalho

Mais Notícias

Parceria entre Secult e Sedap é discutida em reunião

Parceria entre Secult e Sedap é discutida em reunião

Contas do 2º quadrimestre de 2021 da Seduc são apresentadas em audiência pública

Contas do 2º quadrimestre de 2021 da Seduc são apresentadas em audi...

Sejuv abre inscrições para formação técnica de educadores físicos

Sejuv abre inscrições para formação técnica de educadores físicos

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.