Nesta quarta-feira (21/11), a Sedur (Secretaria do Desenvolvimento Urbano) realizou a quarta reunião do ano com representantes de bancos instalados no Município. O objetivo foi discutir as melhorias aplicadas na prestação dos serviços à população.
Alguns dos assuntos debatidos nas reuniões anteriores já foram solucionados, a exemplo da instalação e manutenção obrigatória de bebedouros de água potável e sanitários nas agências, assim como a colocação de assentos para clientes e a obediência da fila preferencial de atendimento aos idosos, gestantes, deficientes físicos e mulheres com crianças de colo.
Referente ao cumprimento da Lei Municipal nº. 672/2005, que prevê o atendimento ao público em até 15 minutos em dias normais, foi observado que a medida tem sido atendida dentro das possibilidades e de acordo com a demanda de cada agência.
Com relação à instalação de biombos que preservam a privacidade dos clientes, conforme a Lei Municipal nº. 066/2009, as agências do Banco do Brasil, Caixa e HSBC já estão cumprindo a determinação da administração municipal. Os demais bancos têm até fevereiro para se adequar a lei ou serão notificados.
Sobre a criação de uma área específica para utilização das empresas de transporte de valores, fora do raio de circulação de clientes, o gerente da agência da Caixa da avenida Manoel Mêrces, antiga Radial B, Elison Paranhos, explicou o Banco Central proíbe a existência de mais de uma entrada nas instituições, com o objetivo de dificultar assaltos.
Outro tema abordado foi o uso indevido de vagas destinadas para idosos e deficientes físicos nos estacionamentos das instituições. Ficou acordado o desenvolvimento de uma ação entre as agências e a STT (Superintendência de Trânsito e Transporte) para coibir o comportamento com ações punitivas.
De acordo com o secretário do Desenvolvimento Urbano, José Cupertino, a parceria entre a Prefeitura e as 14 agências bancárias da sede e orla do Município tem avançado e mostrado bons resultados. “Para novas conquistas, é importante que a população que se sinta prejudicada ou insatisfeita, procure a Secretaria para formalizar as reclamações, pois só assim podemos tomar às devidas providências”, orientou.
Para o técnico responsável pelas fiscalizações das agências bancárias, Roberto Florentino da Silva, existe um empenho por parte dos bancos em resolver os problemas. Além disso, ele considerou positiva a evolução dos serviços prestados aos clientes.
Participaram da reunião os representantes do HSBC, Banco do Brasil, Caixa, Santander, Banco do Nordeste, Bradesco e Ministério Público, além do vereador Dilson Magalhães (PSC).

Sedur reúne representantes de instituições bancárias -