Encontro discute licitações com empresários locais

Iwwa Agência
Publicado 14/04/2010 04:04:12

A criação de mecanismos para estreitamento das relações comerciais entre a Prefeitura e empresários do Município foi assunto do Seminário Camaçari Oportunizando Negócios. O encontro, realizado nesta quarta-feira (14/04), na Casa do Trabalho, teve como foco as licitações.

A capacitação de empresários, realização da Semana Global do Empreendedorismo, emissão eletrônica de alvará de funcionamento, além da implantação do SIG Camaçari (Sistemas de Informações Geográficas) e da migração do software privado para software livre foram algumas das ações implantadas no Município para oportunizar os negócios com empreendedores locais.

Os temas do Seminário foram Licitações Governamentais e Reforma Tributária do Município. “Nossa prioridade é fortalecer o comércio local e preparar o empresariado de Camaçari para que possa oferecer bons serviços. Empresariado forte é garantia de geração de empregos, elevação da receita municipal e da auto-estima dos moradores”, diz o secretário da Administração, Ademar Delgado.

O secretário da Fazenda, Paulo César Gomes, lembrou que o novo Código Tributário tem dado um tratamento diferenciado às micro e pequenas empresas de Camaçari. Dentre os benefícios estão incluídos a redução do Imposto sobre Serviços (ISS), a implantação do Programa de Recadastramento de Atividades (Recad), a Planta Genérica de Valores (PGV), a isenção de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e do Imposto de Transmissão Inter Vivos (ITIV) para população de baixa renda, além da implantação de novas ferramentas de gestão tributária via internet.

Os investimentos tiveram reflexos positivos no cadastro das atividades econômicas de Camaçari. Em cinco anos, o setor da indústria cresceu 67,16%, o comércio aumentou 64,42% e o segmento de serviços fechou com 93,65%.

Satisfeito, o empresário Elder Henrique, presidente do grupo Multi Eventos, falou que o trabalho com a gestão pública é uma grande oportunidade de negócios, já que a empresa ganha no aumento da demanda de serviços. Segundo ele, 43% da receita advêm das licitações. “Quando aumentamos a demanda temos que qualificar os funcionários para dar conta do serviço. Esses benefícios são oportunizados pela licitação. Defendo que o dinheiro do Município deva ficar no mercado interno”, acrescenta.

Na ocasião, o prefeito Luiz Caetano informou que nos últimos quatro anos Camaçari passou por ampla mudança no perfil econômico, com estruturação do setor de licitação e da Assessoria Jurídica, criação da Controladoria, construção de 10 mil imóveis do Programa Minha Casa, Minha Vida, mais a implantação de importantes indústrias. “Queremos que o empresário absorva a cultura de se trabalhar com a gestão pública”, finaliza o chefe do executivo.

PRESENÇAS
Participaram também do evento os secretários da Cultura (Secult), Vital Vasconcelos, Serviços Púbicos (Sesp), Eduardo Magalhães, Saúde (Sesau), Camilo Pinto, Desenvolvimento do Turismo (Setur), Waldy Freitas e Governo (Segov), Francisco Franco.

Ainda marcaram presença o secretário das Relações Internacionais, Ivanildo Antônio, Habitação (Sehab), Djalma Machado, Fazenda (Sefaz), Paulo Gomes, Desenvolvimento Econômico (Sedec), Hélio Cortes e o superintendente do Instituto de Seguridade do Servidor (ISSM), Natanael Fernandes.

Foto: Nelinho Oliveira

Seminário debate as licitações governamentais -

Mais Notícias

Centro Cultural Barra do Pojuca oferta oficinas de verão

Centro Cultural Barra do Pojuca oferta oficinas de verão

Secult realiza orientação cultural sobre o edital Oficineiros

Secult realiza orientação cultural sobre o edital Oficineiros

Sefaz publica calendário fiscal para 2023 com novidade para desconto no IPTU

Sefaz publica calendário fiscal para 2023 com novidade para descont...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us