Encontro discute erradicação do trabalho infantil

Iwwa Agência
Publicado 16/06/2009 12:06:18

“Toda criança tem direito à infância”. Este foi o tema do encontro que discutiu, na manhã desta terça-feira (16/06), a erradicação do trabalho infantil com representantes do governo, diretores de escola, Comissão Municipal de Trabalho Infantil, adolescentes, monitores e instrutores do PETI.

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil em Camaçari atende 907 menores. O evento aconteceu na Casa do Trabalho.

Na abertura, os participantes escutaram um depoimento emocionado de Crispiniana Bispo Santos, 17 anos, ex-aluna do Peti. Ela falou da experiência que teve ao trabalhar desde os 10 anos, na roça com a mãe, para ajudar no sustento da família.

Crispiniana lembrou que aos 14 anos entrou no programa e, graças a ele, sua vida mudou. Hoje, ela trabalha integrando o quadro do projeto Adolescente Aprendiz da Prefeitura. “Pretendo continuar estudando para fazer vestibular e ingressar na faculdade de Psicologia”.

Em seguida, o médico e auditor fiscal da Delegacia Regional do Trabalho (DRT), Gerson Estrela, palestrou sobre o trabalho da criança menos favorecida e suas conseqüências. Segundo ele, os malefícios da sobrecarga na criança vão desde fadiga e câimbras precoces, até problemas no coração, na visão e no sistema nervoso, além da perda de neurônios.

Na opinião do sub-secretário da Secretaria de Desenvolvimento Social, Antonio Souza, apesar do problema ainda ser grande em todo o País, Camaçari tem contribuído muito para erradicação do trabalho infantil através dos programas sociais mantidos, em parceria com o governo federal. Elke citou o Bolsa Família, Peti, Protejo (ação do Pronaci) qualificação de mão de obra através do Planseq, Mulher Cidadã, dentre outros.

O encontro foi encerrado com a proposta da criação de uma comissão de erradicação do trabalho infantil em todas as esferas da sociedade, envolvendo a Câmara de Vereadores, Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente e poder público.

Slideshow | 2 fotos

Encontro discute erradicação do trabalho infantil

Mais Notícias

Definido os classificados da próxima fase do A Voz de Camaçari Kids

Definido os classificados da próxima fase do A Voz de Camaçari Kids

Vacinação contra Covid continua em Camaçari nesta segunda (15)

Vacinação contra Covid continua em Camaçari nesta segunda (15)

2ª edição do Sesau no Seu Bairro movimentou Coqueiros de Arembepe neste sábado (13/8)

2ª edição do Sesau no Seu Bairro movimentou Coqueiros de Arembepe n...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us