Encontro discute erradicação do trabalho infantil

Iwwa Agência
Publicado 16/06/2009 12:06:18

“Toda criança tem direito à infância”. Este foi o tema do encontro que discutiu, na manhã desta terça-feira (16/06), a erradicação do trabalho infantil com representantes do governo, diretores de escola, Comissão Municipal de Trabalho Infantil, adolescentes, monitores e instrutores do PETI.

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil em Camaçari atende 907 menores. O evento aconteceu na Casa do Trabalho.

Na abertura, os participantes escutaram um depoimento emocionado de Crispiniana Bispo Santos, 17 anos, ex-aluna do Peti. Ela falou da experiência que teve ao trabalhar desde os 10 anos, na roça com a mãe, para ajudar no sustento da família.

Crispiniana lembrou que aos 14 anos entrou no programa e, graças a ele, sua vida mudou. Hoje, ela trabalha integrando o quadro do projeto Adolescente Aprendiz da Prefeitura. “Pretendo continuar estudando para fazer vestibular e ingressar na faculdade de Psicologia”.

Em seguida, o médico e auditor fiscal da Delegacia Regional do Trabalho (DRT), Gerson Estrela, palestrou sobre o trabalho da criança menos favorecida e suas conseqüências. Segundo ele, os malefícios da sobrecarga na criança vão desde fadiga e câimbras precoces, até problemas no coração, na visão e no sistema nervoso, além da perda de neurônios.

Na opinião do sub-secretário da Secretaria de Desenvolvimento Social, Antonio Souza, apesar do problema ainda ser grande em todo o País, Camaçari tem contribuído muito para erradicação do trabalho infantil através dos programas sociais mantidos, em parceria com o governo federal. Elke citou o Bolsa Família, Peti, Protejo (ação do Pronaci) qualificação de mão de obra através do Planseq, Mulher Cidadã, dentre outros.

O encontro foi encerrado com a proposta da criação de uma comissão de erradicação do trabalho infantil em todas as esferas da sociedade, envolvendo a Câmara de Vereadores, Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente e poder público.

Slideshow | 2 fotos

Encontro discute erradicação do trabalho infantil

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de dezembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de dezembro de 2021

Camaçari tem selos Bandeira Azul renovados e hasteamento ocorre nesta terça (7/12)

Camaçari tem selos Bandeira Azul renovados e hasteamento ocorre nes...

Tranquilidade e organização marcam início da entrega dos cupons da Cesta de Natal na sede

Tranquilidade e organização marcam início da entrega dos cupons da ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.