Encontro debate trabalho e saúde do professor

ASCOM BOT
Publicado 27/08/2008 12:08:29

Em continuidade ao programa de qualificação do professor, a Secretaria Municipal de Educação (Seduc), em parceria com o Sispec (Sindicato dos Professores da Rede Pública Municipal de Camaçari), promovem de quinta-feira a sábado (28 a 30/08), na Câmara de Vereadores e no Centro Educacional Luís Pereira, o 9º Ciclo de Estudos e Debates. Este ano, o tema será Trabalho e Saúde do Professor.

O evento terá a participação de 200 docentes das redes estadual, municipal e particular, estudantes e demais profissionais. O objetivo é promover um amplo debate sobre os problemas de saúde enfrentados pela classe, buscando identificar os diferentes fatores de risco presentes no dia-a-dia e as enfermidades mais comuns, além de discutir as alternativas para minimizar as ocorrências.

A programação conta com palestras e painéis de especialistas sobre as dificuldades vivenciadas pelos professores, como doença de Burnout, mais conhecida como estresse, estafa, LER (lesão por esforço repetitivo), problemas de voz, acúmulo de jornada, tendinite, sinusite, bucite e desmotivação profissional.

De acordo com o presidente do Sispec, José Francisco Tavares Figueira, o 9º ciclo pretende lançar um alerta aos educadores sobre a importância da saúde no trabalho e chamar a atenção das autoridades para as ações preventivas.

PROGRAMAÇÃO
A abertura do evento acontece nesta quinta-feira (28/08), às 18h30, na Câmara de Vereadores, com a palestra A Previdência, o professor e as leis em paralelo, ministrada pelo vice-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Milton Canuto. Às 19h, o deputado estadual Bira Coroa (PT) fala sobre o porquê de tornar essa temática uma política pública.

Na sexta-feira (29/08), as palestras têm início às 8h30, também na Câmara. Especialistas do Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) e do Cesat (Centro Social de Apoio do Trabalhador) falam sobre fisioterapia, Síndrome de Burnout e agravos da voz.

O encerramento acontece sábado (30/08), no Centro Educacional Luís Pereira, a partir das 8h30, com oficinas práticas sobre fonaudiologia, psicodrama, musicoterapia, massoterapia e fisioterapia.

Foto:

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 23 de Janeiro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 23 de Janeiro de 2021

Fábrica Eliane passará por modernização em Camaçari

Fábrica Eliane passará por modernização em Camaçari

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 22 de Janeiro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 22 de Janeiro de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.