A Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria da Cultura (Secult), iniciou nesta quinta-feira (28/05), encontro para debater a regularização da profissão de artista. O objetivo é esclarecer, informar e orientar os artistas do Município sobre a importância da atividade artística e gestão cultural.
O evento contou com a participação do ator, diretor e presidente do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Diversões do Estado da Bahia (Sated), Fernando Marinho.
A programação prossegue nesta sexta-feira (29/05), às 9h, com o tema Cooperativismo e Trabalho em Grupo, ministrada por João Lima, integrante da Cooperativa Baiana de Teatro.
De acordo com Fernando Marinho, o artista que não tiver o registro profissional definitivo, pode ter um atestado de capacitação profissional provisório, válido por um ano.
O encontro faz parte da estratégia da Secult de valorização da cultura e do artista local. Segundo o secretário Vital Vasconcelos, Camaçari tem se tornado um celeiro de talentos e, cada vez mais, é necessário que os artistas se profissionalizem para que possam entrar no mercado de trabalho.
A Secretaria da Cultura está com uma programação extensa para o segundo semestre. Em agosto, acontece o 3º Fórum Cultural de Tradições Populares com diversas apresentações e oficinas da cultura popular, como samba-de-roda e bumba-meu-boi.
Na primeira quinzena de setembro, a Secult vai realizar a Conferência Municipal de Cultura sobre a diversidade cultural, a profissionalização e aspecto econômico da cultura. Vital Vasconcelos afirmou que o evento é uma preparação para o 1º Festival Estadual da Cultura Popular da Bahia, que acontece em maio de 2010, em Camaçari.

Presidente do Sated abriu a série de palestras -