“Jovem é para brilhar e lutar”, disse o prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, durante o segundo dia do 3º Seminário Institucional de Políticas Públicas para a Juventude, realizado na tarde de ontem (31/03), na Cidade do Saber.
Com o tema Participação e Organização Juvenil, Políticas Afirmativas e Equidade de Oportunidades, cerca de 80 estudantes, principalmente da rede pública municipal, da sede e da orla, discutiram sobre temas como sistema de transporte, cultura, mercado de trabalho e educação.
Segundo Saulo Rodrigo de Lima, 22 anos, o seminário propicia a divulgação de idéias e a expectativa dele é de que sejam concretizados os principais anseios da juventude.
De acordo com o prefeito Caetano, o evento abre um espaço de extrema importância. “O governo sempre esteve aberto à participação popular e apóia iniciativas como esta, para que os jovens possam participar efetivamente da vida do Município, além de conhecer seus direitos e deveres”, afirmou. Ele observou ainda que “Camaçari dispõe de equipamentos que fomentam o desenvolvimento dos jovens nas áreas de cultura e educação, a exemplo da Cidade do Saber e do IFBA”, ressaltou.
Aplaudido pelos participantes, o prefeito aproveitou a ocasião para anunciar novos investimentos, como a implantação da primeira Orquestra Popular Sinfônica de Camaçari, que contará com a participação de alunos da rede pública municipal de ensino, a construção da Vila Olímpica e quatro Praças Inteligentes, que contarão com equipamentos multimídia e totens com internet sem fio e gratuita.
O seminário encerra na próxima quinta-feira (07/04), com o tema Emancipação e Autonomia Juvenil.
Na ocasião, o coordenador da Juventude do Município, Pedro Azevedo, informou que, através de uma parceria firmada entre a prefeitura e a multinacional IBM, empresa do ramo de informática, vai beneficiar 200 jovens em situação de risco, com um curso de Tecnologia da Informação.
REFERÊNCIA NACIONAL
Com objetivo de promover a transversalidade entre as secretarias municipais e estimular a participação dos jovens na discussão das políticas públicas do Município, o evento contou com a participação do presidente do Conselho Nacional da Juventude (Conjuve), Gabriel Medina, que destacou Camaçari como referência nacional no desenvolvimento de políticas públicas para os jovens.
Gabriel Medina falou ainda sobre o envolvimento da Coordenação de Juventude do Município em atividades nacionais e elogiou o Seminário. “Iniciativas como estas são importantes para o governo e para a sociedade civil”.
Ele ainda sugeriu a criação de um fundo municipal para que os jovens possam gerir os recursos destinados para o desenvolvimento de projetos direcionados para eles.
O presidente da Conjuve aproveitou para informar que está prevista para este ano a 2ª Conferência Nacional de Juventude e que o 3º Seminário Institucional de Políticas Públicas para a Juventude de Camaçari ganha maior visibilidade, uma vez que este ano é considerado o Ano Internacional da Juventude, instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas).