Encontro debate melhorias dos serviços

Iwwa Agência
Publicado 27/07/2011 02:07:43

Com o tema Consolidar o SUAS e valorizar seus trabalhadores, teve início nesta quarta-feira (27/07), a 5ª Conferência Municipal de Assistência Social de Camaçari.

O objetivo do evento, que acontece na Cidade do Saber até amanhã (28/07), é avaliar as políticas desenvolvidas na área social no Município e propor diretrizes para o aperfeiçoamento do Sistema Único da Assistência Social.

O prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, prestigiou a abertura do evento e na ocasião declarou que a Conferência trará boas propostas para aprimorar as políticas implementadas no Município. Na oportunidade, o gestor municipal convidou os participantes para o lançamento do Plano Governamental Camaçari sem Miséria, na próxima sexta-feira (29/07), às 9h, no Teatro da Cidade do Saber.  

De acordo com a secretária do Desenvolvimento Social, Jailce Andrade, a Conferência é importante para descentralizar e democratizar o SUAS, permitindo que todos participem e contribuam para construção de uma política mais consolidada.

Atuando há 10 anos na área, a assistente social da Sedes, Carla Angélica Araújo, acredita que o evento ajuda a fortalecer a política dentro do Município, ao discutir temas relevantes para os profissionais e usuários do serviço.   

A abertura da Conferência contou com a apresentação do espetáculo Poesia Indígena, representado pela Companhia de Dança da Casa da Criança e do Adolescente. Em seguida, a assistente social e especialista em Políticas Públicas em Serviço Social, Ana Cláduia Nascimento, ministrou a Conferência Magna.

À tarde a programação conta com a realização de oficinas temáticas que abordam temas voltados para a valorização dos trabalhadores e a qualificação dos serviços. Dentre os temas, estão Estratégias para a estruturação da gestão do trabalho no SUAS, Reordenamento e qualificação dos serviços socioassistenciais, Fortalecimento da participação e do controle social, e A centralidade SUAS na erradicação da extrema pobreza no Brasil.

Para aprofundar as discussões, as oficinas temáticas serão repetidas amanhã (28/07), segundo dia de trabalho, a partir das 9 horas. Às 13h30 esta prevista a realização da plenária final e a eleição dos delegados que irão representar o Município na etapa Estadual, a ser realizada na primeira quinzena do mês de outubro, em Salvador.   

Cerca de 200 pessoas participaram da Conferência, entre profissionais da área social e representantes da sociedade civil, de Ongs, e de conselhos municipais. Além dos secretários da Administração, Ademar Delgado, da Cultura, Vital Vasconcelos, da Cidadania e Inclusão, Carlos Silveira, do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca, Cléber Alves, da Mulher, Aurenita Castillo, e da subsecretária da Educação, Graça Guimarães. 

Marcaram presenças também o presidente da Câmara Municipal de Camaçari, José de Elísio (PT do B), o deputado estadual Bira Corôa (PT), além da presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Márcia Cosme.

Slideshow | 4 fotos

Encontro debate melhorias dos serviços

Mais Notícias

Dose de reforço para vacinados com a Janssen deve ser tomada após 2 meses da dose única

Dose de reforço para vacinados com a Janssen deve ser tomada após 2...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de dezembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de dezembro de 2021

Camaçari tem selos Bandeira Azul renovados e hasteamento ocorre nesta terça (7/12)

Camaçari tem selos Bandeira Azul renovados e hasteamento ocorre nes...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.