Encontro debate erradicação do trabalho infantil

Iwwa Agência
Publicado 19/07/2018 03:07:09

Nesta quinta-feira (19/07), o auditório do Teatro Alberto Martins foi tomado por crianças e adolescentes, além de autoridades e da população de Camaçari, para criação do Comitê Municipal de Adolescentes pela Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Cemapeti).

Na ocasião, estiveram presentes à mesa solene o prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo, o presidente da Câmara do município, Oziel Araújo, a secretária de Educação, Neurilene Martins, a secretária de Desenvolvimento Social, Ilay Ellery, e o procurador do Ministério Público do Trabalho do Ceará, Antônio Lima.

“Vocês são a nossa esperança. Esse Comitê que será constituído hoje vai permitir que vocês integrem um movimento nacional pra gente pensar na realidade dos jovens e crianças de Camaçari”, declarou a secretária de educação, Neurilene Martins, durante o evento.

Para o prefeito Elinaldo Araújo, o objetivo da gestão é permitir que as crianças e adolescentes tenham o direito garantido ao estudo e que a família tenha um suporte social, para que esses jovens não precisem trabalhar. “Temos buscado a cada dia melhorar a qualidade de vida de todos. Tenho uma história de luta e de trabalho na infância por necessidade e queremos dar garantia de que isso não aconteça com nossas crianças”, concluiu o gestor.

“Nós temos que buscar fazer diferente. Porque a realidade de muitos pais e mães é ter que levar os filhos para o trabalho. E estamos buscando caminhos para mudar isso”, declarou a secretária de Desenvolvimento Social, Ilay Ellery.

A ação foi promovida pela Secretaria de Educação de Camaçari, em conjunto com o Comitê Nacional de Adolescentes e Jovens na Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Conapeti) e em parceria com o Ministério Público do Trabalho da Bahia (MPT/BA), Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) e o Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador (FETIPA).

A criação do Cemapeti tem o objetivo de garantir a participação das crianças e adolescentes na formulação e monitoramento de políticas públicas de prevenção e erradicação do trabalho infantil, através do Programa de Educação contra Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca).

O Peteca foi criado pelo Ministério Público do Trabalho no Ceará (MPT/CE) e prevê a realização de encontros e a constituição desses comitês em todos os estados do Brasil ainda este ano de 2018.

Durante o evento, o prefeito Elinaldo Araújo também realizou a entrega simbólica das mochilas para os estudantes da rede municipal. A entrega será realizada a partir desta quinta (19/07) para todos os 35 mil alunos da rede de educação de Camaçari.

Slideshow | 5 fotos

Encontro debate erradicação do trabalho infantil

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue nesta quinta (28) com antecipação de doses

Vacinação contra Covid segue nesta quinta (28) com antecipação de d...

Curso prepara ambulantes e baianas de acarajé para o verão

Curso prepara ambulantes e baianas de acarajé para o verão

Membros do Conselho Gestor do Fundo de Habitação de Interesse Social tomam posse

Membros do Conselho Gestor do Fundo de Habitação de Interesse Socia...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.