A Praça das Amendoeiras, em Arempebe, orla de Camaçari, serviu de palco para o lançamento do documentário Litoral Norte de Camaçari – Do Joanes ao Pojuca, produzido e dirigido pelo jornalista baiano, José Américo Silva.
O lançamento aconteceu na noite de sábado (16/06), durante a realização do 1º Encontro Cultural de Arembepe, projeto que contou com diversas atividades artísticas e culturais, como roda de capoeira, puxada de rede, quadrilha junina, samba de roda, comidas e bebidas típicas, além da exposição de artesanato produzido pela comunidade local.
De acordo com José Américo Silva, a escolha de Arembepe para o lançamento do filme foi devida a importância turística, ambiental e, sobretudo, cultural que a localidade tem para o Município, para a Bahia e para o Brasil.
“A intenção é que o documentário circule pelas escolas e bibliotecas do Município, pois é importante que as pessoas conheçam a riqueza que existe entre o trecho da foz do Rio Joanes ao Rio Pojuca, e a necessidade de que as políticas públicas sejam cada vez mais rigorosas, no que diz respeito à preservação ambiental”, frisou.
O evento, segundo o casal Alessandra Souza e Carlos Eduardo, tornou a Praça das Amendoeiras “mais bonita e animada’’. Os dois curtiram as apresentações culturais com o filho de 3 anos.
Para o diretor de Evento da Ascarb (Associação dos Comerciantes e Prestadores de Serviços de Arembepe), Marivaldo Barbosa, a intenção é que outras iniciativas com essa aconteçam na localidade para fomentar ainda mais o turismo e o comércio local.
Com o apoio da Prefeitura de Camaçari, por meio da Setur (Secretaria do Desenvolvimento do Turismo) e da Coordenação de Eventos, o 1º Encontro Cultural de Arembepe foi realizado através de parceria entre a Ascarb e a COOPERABRASIL (Cooperativa de Trabalhos de Mídia).