Encontro começa nesta quarta-feira

Iwwa Agência
Publicado 30/10/2012 03:10:19

Com o tema Financiamento do SUAS: Gestão Municipal e as Desigualdades Regionais, o Encontro Regional do Congemas (Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social) contribui para consolidar a política de assistência social no Município. Realizado pela primeira vez em Camaçari, o encontro será aberto nesta quarta-feira (31/10), às 9h, em cerimônia na Cidade do Saber.

O evento prossegue até quinta-feira (01/11) e deve reunir cerca de 600 pessoas, entre gestores e técnicos dos nove estados do Nordeste. Para a secretária do Desenvolvimento Social, Jailce Andrade, o evento demonstra o reconhecimento do trabalho desenvolvido no Município e os avanços alcançados na política social, como a implantação do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), das unidades de assistência social e das políticas de assistência ao idoso, aos deficientes físicos e as crianças e adolescentes.

A secretária destacou ainda a importância de Camaçari sediar um evento de tamanha magnitude, uma vez que durante os dois dias do encontro serão discutidos a política da assistência social na região Nordeste e os desafios relativos à problemática da seca. Para isso, serão promovidas sete oficinas temáticas, painéis de debates e grupos de trabalhos que irão construir as agendas regionais.

O Encontro Regional do Congemas é preparatório para a etapa nacional, prevista para março de 2013. O evento vai contar com a presença da secretária Nacional de Assistência Social, Denise Colin.

PROGRAMAÇÃO

Quarta-feira (31/10) 

8h – Credenciamento

9h30 – Solenidade de Abertura 

10h30 – Painel Central – Financiamento do SUAS: Gestão Municipal e as  Desigualdades Regionais, ministrada por Denise Colin, secretária Nacional de Assistência Social / SNAS/MDS, Valdiosmar Vieira santos, presidente do CONGEMAS, Maria Aparecida Ramos Menezes, presidente do Fórum Nacional de Secretários(as) de Estado da Assistência e como coordenadora de mesa, Maria de Lourdes Lobo Ramos, Articuladora Regional Nordeste.

12h – Almoço 

14h às 15h30 – Formação de grupos de trabalho – Construção das Agendas Regionais

16h às 18h – Oficinas Temáticas

21h – Confraternização

Quinta-feira (01/11) 

9h – Painel – Análise do resultado do Censo SUAS 2011 – Gestão 

10h – Mesa Redonda: Convivência com o Semiárido e a Interface com o SUAS

12h – Almoço 

14h – Painel sobre Planos Municipais de Assistência Social e elaboração dos PPA’s 

16h – Plenária Final – Apresentação dos Grupos e relatos dos representantes dos Congemas.

17h – Encerramento

OFICINAS

1 – Estrutura Operacionalização dos Fundos Municipais de Assistência Social, ministrada por Antônio Henriques, diretor executivo do Fundo Nacional de Assistência Social e representante da Secretaria Nacional de Assistência Social, e por Sergio Monteiro, coordenador Geral de Execução Orçamentária e Financeira/ Secretaria Nacional de Assistência Social e como coordenadora da mesa, Maria Elaine, do Ceará.  

2 – Reestruturação Institucional dos órgãos gestores, para adequação à estrutura organizacional do SUAS, ministrada por Jaime Rabelo Adriano, coordenador geral  (DGSUAS/SNAS) e como coordenadora da mesa, Maria Lúcia Linhares Marquim, de Pernambuco.

3 – A interface do Sistema de Justiça e o Suas- Sistema Único de Assistência Social, ministrada por Carina Fernanda Gonçalves Flaks e Sidney Rosa da Silva Junior – Promotores de Justiça / Coordenadoria do Centro de Apoio aos Direitos Sociais do Ministério Público do Rio de Janeiro e Aparecida Rodrigues, da Secretaria Nacional de Assistência Social –DPSE/MDS e como coordenadora da mesa, Fernanda Kaallyne L. de Oliveira Morais, do Rio Grande do Norte.

4 – O Exercício intersetorial e a integração dos benefícios e serviços socioassistencial, ministrada por Simone Albuquerque – DGSUAS/SNAS e Marcos Maia Antunes, coordenador Geral de Acompanhamento de Condicionalidades – SENARC/MDS, e como coordenador da mesa Pedro Arcanjo de Souza Beneditino, do Piauí.

5 – Vigilância Sociassistencial e Integração com Sistemas de Informação, ministrada por Luís Otávio – DGSUAS/SNAS e como coordenadora da mesa, Gizelda Lins, de Alagoas.

6 – O CadÚnico e a Versão 7.0, ministrada por Ana Gabriela Filippi Sambiase, Coordenadora Geral de Gestão dos Processos de Cadastramento – SENARC e como coordenadora da mesa Lúcia Fátima Batista de Almeida Chagas, da Paraíba.

7 – Gestão do SUAS e o Controle Social, ministrada por Luziele Tapajós,  Presidente do Conselho Nacional de Assistência Social e como coordenadora da mesa Rosário Rabelo, de Sergipe. 

 

Foto: Agnaldo Silva

Secretária do Desenvolvimento Social, Jailce Andrade -

Mais Notícias

Inscrições para concurso de Cartão de Natal são prorrogadas até 7/12

Inscrições para concurso de Cartão de Natal são prorrogadas até 7/12

Idosos do Conviver têm manhã com música e muita animação

Idosos do Conviver têm manhã com música e muita animação

Decreto regulamenta comercialização através de food trucks em Camaçari

Decreto regulamenta comercialização através de food trucks em Camaçari

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us