Camaçari reúne segunda e terça-feira (07 e 08/06), controladores dos municípios da Região Metropolitana e Litoral Norte da Bahia. O objetivo é promover a troca de experiência entre os municípios e capacitar os técnicos das prefeituras para melhor fiscalizar a utilização dos recursos públicos.
O evento faz parte do I Encontro dos Controles Internos dos Municípios, realizado na Cidade do Saber. Na abertura, o prefeito Luiz Caetano destacou a importância da experiência para Camaçari.
Receber representantes da Controladoria Geral da União (CGU), do Tribunal de Contas da União (TCU) e do Ministério Público Federal (MPF) é um privilégio para o Município, disse. Caetano falou também a importância de trabalhar na prevenção da corrupção.
Durante o encontro, o representante do Ministério Público Federal, Danilo Pinheiro Dias, salientou a importância de cada município ter o controle efetivo da utilização dos recursos.
Danilo Pinheiro informou ainda que as maiores falhas detectadas pelo MPF são provenientes da falta de preparo técnico das equipes. Com este trabalho, buscamos reduzir a má utilização de recursos públicos nos municípios brasileiros, esclareceu.
De acordo com Antônio Argollo Neto, chefe da Controladoria Regional da União, a cidade de Camaçari foi escolhida para sediar o evento em função da grande importância econômica que tem no Estado e das inúmeras obras em andamento no Município.
Em Camaçari, todos os processos de pagamento da Prefeitura passam pela análise prévia da equipe técnica liderada pela controladora Geral do Município, Sumaia Silva Campos.
Segundo a controladora, a proposta do encontro é integrar os controles internos das prefeituras da região, além de promover a troca de experiências. Queremos aprender com os outros municípios e com os ensinamentos passados pela CGU, finalizou.
Estiveram presentes na abertura do evento, os secretários municipais da Fazenda (Sefaz), Paulo César Gomes da Silva, da Infra-estrutura (Seinfra), Everaldo Siqueira, da Administração (Secad), Ademar Delgado, da Habitação (Sehab), Djalma Machado, do Desenvolvimento Social (Sedes), Jailce Andrade, da Saúde (Sesau), Camilo Pinto, da Cultura (Secult), Vital Vasconcelos, do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Hélio Cortes, das Relações Institucionais (Serin), Ademar Lopes, das Relações Internacionais, Ivanildo Antônio, mais o diretor presidente da Limpec, Domingos Barbosa.
Também marcaram presenças representantes das prefeituras de Vera Cruz e São Francisco do Conde, do Núcleo de Prevenção da CGU, da secretaria de Controle Externo do TCU, da Controladoria do município de Lauro de Freitas, da Caixa e da Advocacia Geral do Estado.