Encontro apresenta projetos do Pronasci para Camaçari

ASCOM BOT
Publicado 18/07/2008 02:07:30

A quinta reunião do Pronasci reuniu dezenas de moradores e entidades sociais de Camaçari. O encontro, realizado na tarde desta sexta-feira (18/07), no auditório do gabinete da Prefeitura, informou à comunidade as ações a serem implantadas inicialmente no Município.

O consultor estadual do programa, coronel PM Francisco Edson de Araújo, citou o Mulheres da Paz e Protejo como os próximos projetos desenvolvidos ainda este ano no Município. O primeiro prevê a capacitação de lideranças comunitárias para que possam atender famílias envolvidas com jovens em situação de risco e vulnerabilidade social. O segundo vai garantir a formação e inclusão social de jovens expostos à violência doméstica ou urbana, através de atividades culturais, esportivas e educacionais.

O Mulheres da Paz inclui o pagamento de uma bolsa-auxílio no valor de R$ 190,00 e o Protejo, R$ 100,00. “Também estão previstas ações estruturais de reforço às polícias. Isso inclui a entrega de novas viaturas, equipamentos de proteção individual, munição e armamentos”, afirma Francisco Edson. Essas atividades estão vinculadas à Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP).

Para Raimundo Rocha, pastor de uma igreja evangélica do Phoc 1, as ações do Pronasci contemplam a comunidade no segmento social e de segurança pública. Simpatizante do programa, o líder religioso pretende se tornar um multiplicador. “Essa reunião é muito importante para aproximar a comunidade das ações do Programa Nacional de Segurança Pública. O Pronasci combate a criminalidade e ampara pessoas em situação de vulnerabilidade social, por isso vou levar essa idéia para os outros moradores”, diz.

A agente comunitária de saúde Eva Santiago Rodrigues conheceu a proposta do programa através de reuniões de bairro. “Tive contato com o Pronasci em uma reunião com a comunidade. Passei a acreditar nele e agora tenho interesse em participar de novas reuniões. Já sei quem procurar para ser uma colaboradora”, afirma a moradora do Phoc 3.

Presente na reunião, o tenente-coronel PM Alfredo Braga de Castro, comandante do 12º BPM, informou aos participantes sobre outras ações vinculadas ao Pronasci desenvolvidas no Município. Atualmente, funcionam o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e o reforço policial na região dos Phoc´s, com oito policiais de plantão, uma guarnição de rádio patrulha e uma base referência. O efetivo reforça o policiamento e atua junto às comunidades.

Também estiveram presentes a secretária do Governo (Segov) Jailce Andrade, a representante municipal do Pronasci, Selmária Matos, o coordenador do Pronasci em Salvador, Luiz Fumaneri, o detetive do Setor de Inteligência da 18ª Delegacia da Polícia Civil, Marcial Fontal Machado, os secretários da Segurança Alimentar e Benefícios Sociais (Seabes), Antônio Souza, do Saneamento Básico (Sesan), Everaldo Siqueira, da Administração (Secad), Paulo Pinto, além da Ouvidora Lea Prado, e a delegada da Mulher Janaína Dore.

PROERD
O Proerd atende crianças de 9 a 14 anos, com informações e atividades educacionais relacionadas aos malefícios causados pelo uso de drogas. O programa, aplicado por policiais militares na rede pública municipal de ensino, já beneficiou 500 alunos. A próxima etapa do projeto começa no mês de agosto, em cinco escolas do Município.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência começou a ser desenvolvido em Camaçari no ano passado, como uma das ações do Pronasci.

Foto: Agnaldo Silva

Encontro reúne moradores e representantes de entidades -

Mais Notícias

Dados do Boletim Interativo da Covid já está atualizado

Dados do Boletim Interativo da Covid já está atualizado

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 25 de Janeiro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 25 de Janeiro de 2021

Prazo para recadastrar e renovar alvará para ônibus termina dia 29

Prazo para recadastrar e renovar alvará para ônibus termina dia 29

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.