Encontro abre ciclo de formações

Iwwa Agência
Publicado 30/04/2014 01:04:49

Com o intuito de consolidar a gestão democrática das escolas municipais, foi realizado, nesta quarta-feira (30/04), no Teatro Alberto Martins, o 1º Encontro Municipal de Fortalecimento dos Conselhos Escolares. A iniciativa abre o ciclo de formações continuadas, que serão realizadas ao longo do ano letivo.

Cerca de 100 pessoas participaram do encontro aberto com a palestra sobre Fortalecimento dos Conselhos Escolares, ministrada pela representante da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, a pedagoga Eliane Mezzedimi. Em seguida, foi aberta a discussão para o público. 

Representante do Conselho Escolar da Escola Nunicipal Luís Rogério de Souza, no bairro Gleba C, a dona de casa Maria Dilma da Hora, de 33 anos, é mãe de aluno e também estudante da EJA (Educação de Jovens e Adultos). Ela considera a iniciativa importante, pois é uma forma de participar ativamente dos projetos da escola, além de ajudar a gestão escolar a desenvolver um bom trabalho.   

Depois do primeiro encontro serão realizadas formações territoriais continuadas com os conselheiros. Para isso, foram organizados 10 territórios divididos por proximidade geográfica das escolas. A cada encontro será escolhida uma escola para sediar a formação. 

De acordo com a Seduc (Secretaria da Educação), durante as formações serão trabalhados temas como a construção do projeto político pedagógico da escola, mediação de conflitos e o acompanhamento financeiro, dentre outras tomadas de decisões em relação ao tema.    

O encontro foi promovido pela Seduc, por meio da Coordenadoria de Gestão, Tecnologia e Inovação.

CONSELHOS

Criado no âmbito escolar e composto por representantes de professores, gestores, pais, alunos e setor administrativo, os Conselhos Escolares visam o acompanhamento e a fiscalização dos projetos e programas realizados nas unidades de ensino, assim como ajudam na construção desses projetos, incluindo o político pedagógico, onde se copila todas as diretrizes da escola.

Das 97 unidades escolares do Município, que ofertam turmas da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, 57 possuem o Conselho Escolar implantado. As demais escolas estão em processo de implantação.

CRONOGRAMA DE FORMAÇÕES 

Orla

14/05 – Território Barra do Pojuca: Américo Ferreira, Ambiental, José Marques e Santo Antonio do Jordão. 

14/05 – Território Monte Gordo: Amélia Rodrigues, Marcelina Bispo e Barra do Jacuípe.

21/05 – Território de Arembepe: Giltônia Pereira, Tancredo Neves, Coqueiro de Arembepe, Senhor dos Passos e Thomaz Camilo.

21/05 – Território Vilas de Abrantes: Marques de Abrantes, Catu de Abrantes, Fazenda Cajazeiras, Fonte da Caixa, Maclina Maria da Glória, Silvio Pereira, Rural Boa União e Rosalina de Paula.

Sede

04/06 (Manhã) – Território 1: Yolanda Pires, Hidelbrando Lima Filho, Conceição de Maria, Eustáquio Alves e Santo Antonio de Machadinho.

04/06 (Manhã) – Território 2: Inclusiva, Denise Tavares, Escola do Natal, Edvaldo Boaventura, Maria Jose de Matos, Neuza Menezes Barreto, Normal e São Thomaz de Cantuária.

04/06 (Tarde) – Território 3: Maria Quitéria, Angiolina, Ilay Garcia, Luís Pereira Costa, Padre Paulo Tonucci, Virginia Reis.

04/06 (Tarde) – Território 4: Ilda Leal, CEMC (Centro Educacional Municipal de camaçari), Anísio Teixeira, Creche do Phoc II, CIEI Anísio, Parque Verde, Cosme de Farias, Edeuzuita Barreto e Experimental.

06/06 (Manhã) – Território 5: Alberto Brandão, Monteiro Lobato, Cleusa Maria, Clube de Mães, Felix Joaquim e Laurita de Souza Ribeiro.

06/06 (Tarde) – Território 6: Edgard Santos, Ruy Barcelar, Helena Celestino de Magalhães, Jardim Santo Antonio e Joana Angélica. 

Slideshow | 3 fotos

Encontro abre ciclo de formações

Mais Notícias

Realização da Semana Global do Empreendedorismo em Camaçari é tema de reunião

Realização da Semana Global do Empreendedorismo em Camaçari é tema ...

Inscrições para Gincana Cultural Virtual são prorrogadas para segunda-feira (25)

Inscrições para Gincana Cultural Virtual são prorrogadas para segun...

GT para construção do Plano Municipal de Cultura reúne segmentos de dança, teatro e música

GT para construção do Plano Municipal de Cultura reúne segmentos de...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.