Encerramento do Camaçari Open de Capoeira reúne mais de 300 profissionais

ASCOM
Publicado 08/08/2022 12:08:57

Entrega de troféus, homenagens, batizado, troca de graduações, formatura e apresentações folclóricas. Assim foi o encerramento da 13ª edição do Camaçari Open de Capoeira, evento realizado neste domingo (7/8), a partir das 9h, no Teatro Cidade do Saber, e que reuniu delegações de vários países do mundo, a exemplo da Suíça, México e Portugal, além de representantes de estados brasileiros e municípios baianos.

A iniciativa teve início no dia 3 de agosto, no Centro de Treinamento (CT) Engenho, em Vila de Abrantes, data em que se comemora o Dia Nacional da Capoeira, e seguiu com uma vasta programação por cinco dias, finalizando a maratona neste domingo. Para Mestre Grandão, idealizador do projeto, o evento é a coroação de todo um planejamento para celebrar a data que homenageia os capoeiristas. “O sentimento é de dever cumprido, e as atividades que foram realizadas nesses dias, retrata o que é a capoeira, uma arte que engloba outras artes. Então dentro da capoeira, nós temos música, dança, luta, acrobacias, histórias do Brasil, poesia, e porque não dizer artesão, já que aprendemos a confeccionar nossos próprios instrumentos”, explicou o mestre ao sinalizar que depois da pandemia, “Camaçari saiu na frente ao realizar o primeiro maior evento de capoeira do mundo”.

Com uma programação extensa, o evento bateu recorde de público. Cerca de 300 pessoas compareceram à Cidade do Saber, entre alunos, mestres e profissionais. Do total, mais de 200 jovens do município de Camaçari receberam graduações, e dez receberam a nova graduação de mestre e contramestre.

Para o gestor do Executivo, Elinaldo Araújo, a capoeira precisa ser valorizada e o país precisa fazer a inserção da atividade na vida social. “É uma alegria ver o quanto a nossa cidade evoluiu e ver o quanto estamos preparados para compartilhar vivências dessa arte, que reúne música, dança, luta e cultura popular. Em Camaçari nós temos esporte, temos cultura e temos capoeira”, finalizou o prefeito, que recebeu os cumprimentos e agradecimentos do idealizador do evento pelo apoio. 

Na ocasião, os homenageados da noite receberam o troféu Camaçari Open, foram eles: o prefeito Elinaldo Araújo; o vereador Gilvan Souza; a professora de dança do grupo Live Dance, Rose Núbia; o poeta, ator, escritor e fundador da Oficina do Teatro da Solidão Solidária, Ivanildo Antônio; o ator baiano, que estrelou a série Irmandade da Netflix, Wesley Guimarães; e o cantor, compositor e mestre de capoeira, Tonho Matéria.

As atividades não pararam por aí e os grupos Live Dance e Vozes da África comandaram as apresentações folclóricas, e a peça teatral foi conduzida por Salustiano. O evento idealizado pela Associação de Capoeira Engenho, iniciado em Camaçari, teve o apoio da Prefeitura de Camaçari, por meio das secretarias do Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv) e da Cultura (Secult).

Após o encerramento da 13ª edição do Camaçari Open de Capoeira, na próxima sexta-feira (12/8), o Mestre Grandão viaja com a equipe de Camaçari para Fortaleza, com a finalidade de participar do evento anual da Escola de Capoeira Redenção, que tem como responsável o Mestre Severo.

Mais Notícias

Centro de Atenção à Saúde da Mulher será inaugurado nesta terça (27)

Centro de Atenção à Saúde da Mulher será inaugurado nesta terça (27)

Sesau presta contas na Câmara referente ao 2º quadrimestre de 2022

Sesau presta contas na Câmara referente ao 2º quadrimestre de 2022

Prefeito entrega Creche Linaldo da Silva à população

Prefeito entrega Creche Linaldo da Silva à população

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us