Encerradas as pré-conferências de saúde mental

Iwwa Agência
Publicado 30/03/2010 03:03:05

A última pré-conferência municipal para discussão, construção e implantação de novas políticas públicas de saúde mental foi realizada nesta terça-feira (30/03), no auditório da Cidade do Saber. Durante o mês de março, 12 pré-conferências foram realizadas para ampliação da temática, incluindo a preocupação com álcool e outras drogas.

Cerca de 200 pessoas entre gestores, trabalhadores de saúde, usuários e familiares participaram das pré-conferências, cujos focos foram: divulgar a conferência municipal a ser realizada nos dias 6 e 7 de abril, discutir os principais problemas de saúde mental na cidade e eleger os delegados para a conferência.

Os assuntos abordaram a loucura, diretrizes da reforma psiquiátrica, qualidade de prestação de serviço mental e uma maior interação entre o Município e a sociedade.

A partir dos objetivos pré-estabelecidos, foram elaboradas propostas para melhoria da qualidade dos serviços prestados, inclusive implantação de consultórios, leitos de observação, consultórios de rua, implantação da CAPSi, destinada a crianças e adolescentes com transtornos ou deficiências mentais, além de ações destinadas a usuários de álcool e demais drogas.

De acordo com a coordenadora do Centro de Especialidades de Saúde Mental de Camaçari, Márcia Cosme, a pré-conferência trouxe resultados positivos e significativos, possibilitando a ampliação do debate e participação efetiva da comunidade. “A partir da discussão, as pessoas conseguiram entender melhor o que é doença mental e como lidar com pessoas em surto psicótico”.

Para Célia Baqueiro, responsável pela Saúde Mental da Secretaria da Saúde de Camaçari, a conferencia é uma articulação com todos os setores da sociedade e demais secretarias e não se restringe apenas aos profissionais de saúde. “Não é apenas uma discussão limitada à área de saúde. Por essa razão, a conferência é intersetorial”.

Foto: Agnaldo Silva

Célia Baqueiro durante a pré-conferência de saúde mental -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 17 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 17 de setembro de 2021

Defesa Civil interdita imóvel por ameaça de desabamento

Defesa Civil interdita imóvel por ameaça de desabamento

Projeto

Projeto "Das Telas às Imagens" promove exposição itinerante

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.