Uma das principais ações da empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec) no ano de 2010 foi a implantação do novo modelo de gestão da unidade. De acordo com o diretor da empresa, Domingos Barbosa, a iniciativa vai gerar uma economia anual de R$ 2,5 milhões.
Desde outubro deste ano, a Limpec transferiu o contrato de varrição e coleta de lixo domiciliar para a Secretaria dos Serviços Públicos de Camaçari (Sesp). A transferência faz com que a empresa deixe de ser a executora e vire a fiscalizadora do serviço, além de reduzir o gasto com tributos.
A partir de então, a Limpec passa a trabalhar com serviços de educação e orientação ambiental, fiscalização da limpeza urbana, coleta de entulho, poda e destino final dos resíduos.
Pela primeira vez foi realizado o projeto Verão Limpeza, Verão Limpec, responsável pela limpeza de praias, recuperação de áreas degradadas e remoção de entulhos na sede e orla, mais trabalho de educação ambiental.
A iniciativa foi realizada entre dezembro de 2009 e março de 2010, quando a Limpec distribui mais de 500 lixeiras grandes para barraqueiros, restaurantes e baianas de acarajé, além da entrega de panfletos educativos e sacolinhas de lixo. Para o próximo ano, o projeto vai realizar a coleta seletiva do lixo, principalmente dos cocos vendidos na orla.
Outra importante ação deste ano foi a realização da primeira consulta pública para a realização de Parceria Público-Privada (PPP) que vai implementar, construir e operar a Usina de Processamento de Resíduos de Camaçari. A iniciativa aconteceu em novembro e contou com as presenças de técnicos da Alemanha, Inglaterra e de outros países.
De acordo com Domingos Barbosa, o edital será lançado no início do próximo ano. Se concretizada, será a primeira usina no país com essa vocação, ação já implantada em outros países. A iniciativa faz parte da reestruturação adotada pela Limpec e atende a nova regulamentação de Resíduos Sólidos do Brasil.
A implantação do Programa de Pontos de Entrega Voluntária de Resíduos é mais uma iniciativa de êxito da Limpec em 2010. A ação começou no início deste ano e já conta com 8 pontos instalados, 5 licenciados na sede e mais 7 licenciados na orla. A população poderá entregar resíduos de construção e poda. Futuramente, a iniciativa vai atender a todos os materiais que possam ser reciclados.
Ainda segundo o diretor da Limpec, é importante destacar ainda a ornamentação de Natal da praça do bairro Ponto Certo com materiais recicláveis. As peças natalinas foram produzidas por alunos das escolas municipais em oficinas promovidas pela empresa.
Para finalizar, o diretor da Limpec disse que 2010 foi o ano da grande virada da empresa, que hoje é considerada uma referência nacional. Domingos Barbosa disse que diversas cidades de São Paulo e Minas Gerais têm procurado a unidade para conhecer e copiar o modelo adotado no Município.

Usina da Limpec deve funcionar no aterro sanitário -