Empresa adota novo modelo de gestão

Iwwa Agência
Publicado 27/12/2010 12:12:24

Uma das principais ações da empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec) no ano de 2010 foi a implantação do novo modelo de gestão da unidade. De acordo com o diretor da empresa, Domingos Barbosa, a iniciativa vai gerar uma economia anual de R$ 2,5 milhões.

Desde outubro deste ano, a Limpec transferiu o contrato de varrição e coleta de lixo domiciliar para a Secretaria dos Serviços Públicos de Camaçari (Sesp). A transferência faz com que a empresa deixe de ser a executora e vire a fiscalizadora do serviço, além de reduzir o gasto com tributos.

A partir de então, a Limpec passa a trabalhar com serviços de educação e orientação ambiental, fiscalização da limpeza urbana, coleta de entulho, poda e destino final dos resíduos.

Pela primeira vez foi realizado o projeto Verão Limpeza, Verão Limpec, responsável pela limpeza de praias, recuperação de áreas degradadas e remoção de entulhos na sede e orla, mais trabalho de educação ambiental.

A iniciativa foi realizada entre dezembro de 2009 e março de 2010, quando a Limpec distribui mais de 500 lixeiras grandes para barraqueiros, restaurantes e baianas de acarajé, além da entrega de panfletos educativos e sacolinhas de lixo. Para o próximo ano, o projeto vai realizar a coleta seletiva do lixo, principalmente dos cocos vendidos na orla.

Outra importante ação deste ano foi a realização da primeira consulta pública para a realização de Parceria Público-Privada (PPP) que vai implementar, construir e operar a Usina de Processamento de Resíduos de Camaçari. A iniciativa aconteceu em novembro e contou com as presenças de técnicos da Alemanha, Inglaterra e de outros países.

De acordo com Domingos Barbosa, o edital será lançado no início do próximo ano. Se concretizada, será a primeira usina no país com essa vocação, ação já implantada em outros países. A iniciativa faz parte da reestruturação adotada pela Limpec e atende a nova regulamentação de Resíduos Sólidos do Brasil.  

A implantação do Programa de Pontos de Entrega Voluntária de Resíduos é mais uma iniciativa de êxito da Limpec em 2010. A ação começou no início deste ano e já conta com 8 pontos instalados, 5 licenciados na sede e mais 7 licenciados na orla. A população poderá entregar resíduos de construção e poda. Futuramente, a iniciativa vai atender a todos os materiais que possam ser reciclados.

Ainda segundo o diretor da Limpec, é importante destacar ainda a ornamentação de Natal da praça do bairro Ponto Certo com materiais recicláveis. As peças natalinas foram produzidas por alunos das escolas municipais em oficinas promovidas pela empresa.

Para finalizar, o diretor da Limpec disse que 2010 foi o ano da grande virada da empresa, que hoje é considerada uma referência nacional. Domingos Barbosa disse que diversas cidades de São Paulo e Minas Gerais têm procurado a unidade para conhecer e copiar o modelo adotado no Município.

Foto: Limpec

Usina da Limpec deve funcionar no aterro sanitário -

Mais Notícias

Guarajuba e Itacimirim renovam selo Bandeira Azul para temporada 2022-23

Guarajuba e Itacimirim renovam selo Bandeira Azul para temporada 20...

Comunidade e poder público se reúnem para tratar sobre a Praça do Papagaio em Jauá

Comunidade e poder público se reúnem para tratar sobre a Praça do P...

Sedes promove encontro com palestras temáticas para os idosos do Conviver e familiares

Sedes promove encontro com palestras temáticas para os idosos do Co...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us