Tomaram posse nesta quinta-feira (09/09), os novos membros do Conselho Tutelar da sede de Camaçari. São dez titulares e suplentes eleitos através da votação aberta para o triênio de 2010 a 2013. A cerimônia foi realizada no auditório da Secretaria do Governo (Segov).
A professora Maria Domingas da Silva, 57 anos, uma das mais votadas no pleito, com 666 votos, começa nesta quinta (09/09) o quarto mandato. Ela atuou por dois mandatos, entre 1998 e 2004, retornou ao Conselho Tutelar em 2007 para a gestão 2007/2010 e renovou o mandato nesta última eleição, a primeira aberta à população.
“Quero dar continuidade ao meu trabalho e fazer tudo o que for possível para garantir os direitos das crianças e dos adolescentes de Camaçari”, disse.
Segundo colocado na eleição, o agente educador José Bernardo Gonçalves, 44 anos, conquistou 544 votos e assume o primeiro mandato como titular. “Como conselheiro vou contribuir para melhorar a sociedade, através do trabalho de conscientização e humanização com a criança, o adolescente e a família”, declarou. Ele disse ainda que pretende contribuir para “fortalecer ainda mais o trabalho do Conselho”.
A secretária do Desenvolvimento Social (Sedes), Jailce Andrade, parabenizou os novos conselheiros e informou que a Sedes está organizando uma grade de cursos e treinamentos para que eles passem a conhecer as atribuições da função e a rede de proteção social da qual farão parte.
O subsecretário da Sedes e presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de Camaçari (CDMA), Antonio de Souza, também parabenizou a nova equipe do Conselho Tutelar e colocou o CDMA à disposição.
Em abril, também tomaram posse dez conselheiros da orla de Camaçari. Assim como na sede, todos assumiram os cargos através da eleição aberta, no dia 05 de abril. A cerimônia de posse foi no dia 23 do mesmo mês.
CONSELHEIROS TUTELARES
Ao conselheiro tutelar compete trabalhar para garantir os direitos da criança e do adolescente, através do atendimento e aconselhamento da família, da criança e do adolescente e do devido encaminhamento dos mesmos para setores como, saúde, educação, Ministério Público e judiciário.
Para isso, eles recebem salário de R$ 1 mil, férias, 13º salário e licença maternidade, além de ter direito ao transporte coletivo gratuito.
Toda a estrutura do Conselho Tutelar e os salários dos conselheiros são garantidos pela Sedes. As ações desenvolvidas são acompanhadas pelo CMDCA.
RELAÇÃO DOS CONSELHEIROS DA SEDE E ORLA
Conselho Tutelar Sede:
Maria Domingas da Silva Magalhães – titular
José Bernardo da Silva Gonçalves – titular
Evandro Amaro da Silva – titular
Jociara Pinheiro de Souza – titular
Adailton Souza do Rosário – titular
Leonardo Oliveira Santana – suplente
Myriãn Tavares de Paula – suplente
Leaci Barbosa dos Santos – suplente
Irani da Conceição Cardoso – suplente
Josiane Ferreira de Araújo – suplente
Conselho Tutelar Orla:
Azenete Maria Freitas da Paz – titular
Jeane Gleide Pinheiro de Souza – titular
Sueli Nascimento de Jesus – titular
Rosilda da Silva de Souza – titular
Marcio dos Santos – titular
Robson de Oliveira Sena – suplente
Leonardo Oliveira Santana – suplente
Luzilene Alves de Souza – suplente
Sirlene Gonzaga da Silva Souza – suplente
Vonice Rodrigues de Souza – suplente
Membros do Conselho Tutelar têm mandato de 3 anos -