Emoção na entrega de cadeiras de roda

Iwwa Agência
Publicado 31/08/2011 04:08:08

A entrega das cadeiras de roda motorizadas, realizada nesta quarta-feira (31/08), no Cuidar (Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde de Camaçari), trouxe grande alegria para 14 cadeirantes do Município.

“Um governo se consolida quando realiza o sonho da população”, declarou o prefeito Luiz Caetano, que entregou a primeira cadeira de rodas para Telma de Jesus, usuário do Cuidar.

Na oportunidade, o gestor municipal autorizou a segunda etapa da entrega de novos equipamentos, que beneficiarão mais 15 cadeirantes. De acordo com o secretário da Saúde, Camilo Pinto, os beneficiados terão uma perspectiva de vida melhor.

Na ocasião, o titular da Sesau anunciou ainda para este ano a entrega das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) das Glebas A e B, duas USFs (Unidades de Saúde da Família), além do encaminhamento do projeto de construção da maternidade do Município para a Sesab (Secretaria de Saúde do Estado da Bahia).

Sem conter as lágrimas, a aposentada Suely de Fátima Souza, 46 anos, afirmou que a iniciativa é sinônimo de liberdade para os contemplados. “Graças ao trabalho realizado pela Prefeitura, os portadores de deficiência têm conquistado várias vitórias”, disse a moradora de Arembepe, cadeirante há 10 anos, acrescentando que passará a ter mais autonomia para viver.

Segundo a diretora do Departamento de Média e Alta Complexidade da Sesau, Elba Brito, os novos equipamentos vão estimular a inserção social, possibilitar mais mobilidade, além de aumentar a auto-estima dos cadeirantes. Ainda de acordo com a diretora, as cadeiras de roda motorizadas representam um investimento de aproximadamente R$ 100 mil.

Cerca de 60 candidatos participaram da seleção para aquisição dos equipamentos, realizada por uma comissão formada por profissionais do Cempre (Centro Multiprofissional de Reabilitação Física), médicos e psicólogos da Sesau.

“Foram levados em consideração critérios como o comprometimento motor, além da situação social, econômica e cultural das pessoas”, explicou a coordenadora do Cempre, Andréa Schleu, que na oportunidade anunciou que, após processo de licitação, a unidade fará concessões de órteses, próteses mamárias e meios auxiliares de locomoção.

O presidente da UDEC (União dos Deficientes de Camaçari), Jailson Ferreira, e o vice-presidente da entidade e presidente do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência, Elton Britto, foram unânimes em afirmar que a ação “é um marco na história do Município”, além de proporcionar mais independência aos cadeirantes.

Ainda prestigiaram a cerimônia, os secretários municipais da Administração, Ademar Delgado, das Relações Institucionais, Ademar Lopes, do Esporte e Lazer, Vital Sampaio, e da Cultura, Vital Vasconcelos.

Também compareceram os vereadores, Téo Ribeiro (PT), Bispo Jair (PRB) e Paulinho do Som (PT).

Slideshow | 2 fotos

Emoção na entrega de cadeiras de roda

Mais Notícias

Prefeito entrega requalificação do CIEI Parque Real Serra Verde

Prefeito entrega requalificação do CIEI Parque Real Serra Verde

Sehab suspende atendimento presencial até dia 4 de fevereiro

Sehab suspende atendimento presencial até dia 4 de fevereiro

Sesp suspende atendimento presencial por medida de segurança

Sesp suspende atendimento presencial por medida de segurança

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.