Emoção marca comemoração

Iwwa Agência
Publicado 11/04/2013 10:04:39

O ciclo de homenagens em comemoração aos seis anos de conquistas da Cidade do Saber terminou na noite de ontem (10/04), com o lançamento do livro Cidade do Saber, Cidade da Transformação, exemplar que retrata as histórias do espaço inaugurado em 22 de março de 2007. O público foi recepcionado na porta do foyer do Complexo com a magia e encanto das fitas utilizadas pelas alunas do curso de ginástica rítmica.

No livro, o leitor terá acesso à informações gerais sobre o maior complexo social da America Latina, além de exemplos, parcerias, prêmios, depoimentos e fotos que remontam o planejamento, implantação e desenvolvimento do espaço. O livro é aberto com uma mensagem do ex-prefeito e idealizador do projeto, Luiz Caetano, e encerrado com o texto do atual gestor municipal, Ademar Delgado.

Emocionado durante as homenagens, o prefeito observou que a proposta do Complexo se encaixa perfeitamente na ideologia da gestão de transformar Camaçari na cidade das oportunidades, uma vez que ajuda na formação de conhecimento da população do Município. Ademar Delgado aproveitou ainda a oportunidade para anunciar que, a partir de maio, a Cidade do Saber estará em 50% das escolas da rede municipal de ensino, inicialmente, com o projeto de música. 

O ex-prefeito e idealizador da Cidade do Saber, Luiz Caetano, também se emocionou e frisou que se sente um homem realizado ao declarar que não imaginava que o sonho dele se transformaria em algo tão grandioso. “Este projeto foi crescendo, ganhou corpo e hoje tem repercussão internacional por encantar e transformar a vida do nosso povo”, disse.

A diretora geral do Complexo, Ana Lúcia Silveira, que administra o local desde a inauguração, destacou a importância do complexo, principalmente em função do compromisso de transformar a vida das pessoas. “A mudança cultural e social promovida na vida das pessoas é fruto de muito trabalho e dedicação da equipe da Cidade do Saber”, disse.

 A estudante Thainara Lima, 18 anos, que cursa ginástica rítmica há cinco anos, é uma das moradoras de Camaçari que integram a trajetória de vitórias do espaço. Moradora do bairro Natal, ela disse que passava pela porta da Cidade do Saber e observava as outras garotas indo para o complexo, fato que despertou o interesse da jovem que iniciou nas aulas de atletismo e natação, mas se encontrou na ginástica rítmica.

A proposta da Cidade do Saber despertou ainda o interesse de pessoas de outras cidades, a exemplo do pintor Jonatas Sacramento, 26 anos, que veio de Salvador apenas para conhecer a Cidade do Saber. “Uns amigos me falaram desse evento e, como eu não conhecia, fiz questão de ver de perto. Fiquei impressionado com a estrutura da Cidade do Saber e de conhecer a forma como o espaço ajuda os moradores da cidade”. 

EVENTO

Centenas de pessoas fizeram questão de prestigiar o evento que contou ainda com a exposição fotográfica Cidade da Transformação. A mostra revela a história do complexo desde a construção até os dias de hoje, retratando, de forma sintética, a qualidade e variedade dos mais de 60 mil atendimentos prestados a crianças, jovens, adultos e idosos de Camaçari. 

Além da exposição, foi encenada a peça A Cidade vai saber, em homenagem ao prefeito Ademar Delgado e o ex-prefeito Luiz Caetano. A apresentação foi protagonizada pelos ex-alunos do curso de teatro da Cidade do Saber, Everton Benevides e Gelton Alves, que interpretaram os dois políticos na juventude e na época em que a Cidade do Saber ainda era um sonho.

Ao final do evento, 100 exemplares do livro Cidade do Saber, Cidade da Transformação, foram distribuídos para o público e autografadas pelo atual e ex-prefeito. Em breve, os exemplares também serão distribuídos para as escolas da rede municipal de ensino e a Gibiteca da Cidade do Saber.

Estiveram presentes nas comemorações os secretários do Governo, Sergio Paiva, da Administração, Lezineide Andrade, da Cultura, Vital Vasconcelos, do Desenvolvimento Econômico, Djalma Machado, da Educação, Luiz Valter de Lima, dos Serviços Públicos, Zé de Elísio, do Esporte e Lazer, Marco Antonio Santos, de Relações Internacionais, Francisco Franco, da Mulher, Solidade Caetano, de Relações Institucionais, Anderson Santos, da Cidadania e Inclusão, Fabio Pereira, e o do Desenvolvimento Social, José Hélio Santos.

Também participaram do evento o diretor- superintendente do ISSM (Instituto de Seguridade do Servidor Municipal), Ademar Lopes, o Ouvidor do Município, Temistócles Matos, o coordenador de Comunicação, Rogaciano Medeiros, os deputados estaduais Luiza Maia (PT) e Bira Côroa (PT), e os vereadores Patrícia Oliveira (PT), Otaviano Maia (PT), Marcelino Filho (PT).

Slideshow | 9 fotos

Emoção marca comemoração

Mais Notícias

Parceria entre Secult e Sedap é discutida em reunião

Parceria entre Secult e Sedap é discutida em reunião

Contas do 2º quadrimestre de 2021 da Seduc são apresentadas em audiência pública

Contas do 2º quadrimestre de 2021 da Seduc são apresentadas em audi...

Sejuv abre inscrições para formação técnica de educadores físicos

Sejuv abre inscrições para formação técnica de educadores físicos

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.