Emoção marca certificação do Pronatec

Iwwa Agência
Publicado 13/02/2014 01:02:12

Alegria, emoção e esperança. Esses foram os sentimentos que marcaram a certificação de 750 estudantes de 18 cursos do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). As capacitações foram ministradas pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e contemplaram moradores da sede do Município. A cerimônia foi realizada na manhã desta quinta-feira (13/02), na Cidade do Saber. 

Emocionada, a jovem Tais da Silva de Jesus, de 17 anos, revelou a satisfação em receber o certificado de conclusão do curso de ajustador mecânico. “Vou fazer um currículo e encaminhar para as empresas. Estou feliz e com muita esperança, foi uma conquista enorme. Não tenho nem palavras”, contou.

De acordo com o secretário da Cidadania e Inclusão, Fabio Pereira, os cursos de qualificação profissional tiveram duração de três meses e fazem parte de uma política acertada do governo federal. Os estudantes receberam ao longo do curso uma bolsa auxílio no valor de R$ 400.

Na opinião da estudante Ingrid Santos Leoni, de 17 anos, a qualificação é fundamental para ingressar no mercado de trabalho. “Vou continuar me profissionalizando. Quanto mais qualificada estiver, melhor”, ressaltou a jovem, ao destacar ainda o prazer em ter aulas práticas no curso de ajustador mecânico. “Não é pesado e não tem diferença de homem e mulher. Dizem que somos fracas, não penso assim, gostei muito do curso, inclusive, fazemos muitas coisas com mais perfeição”, afirmou sorridente. De acordo com a Secin (Secretaria da Cidadania e Inclusão), 90% dos estudantes do Pronatec são do sexo feminino.

Para o gerente Regional do Senai Cimatec (Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia), Sérgio Reis, o objetivo da instituição é fortalecer a parceria com a Prefeitura. “Nossa missão é formar pessoas para o mercado de trabalho e a parceria com a Prefeitura tem sido fundamental”, garantiu.  

Os 750 estudantes concluintes são dos cursos de montador de veículos automotivo, caldeireiro, eletricista e instalador predial de baixa pressão, mecânico de freio e revisão manual automotiva, mecânico de sistema de freios e suspensão de veículos leves, eletricistas de automóveis, ajustador mecânico e mais 10 cursos voltados para a área industrial.  

O Pronatec é um programa do governo federal, executado pela Prefeitura, através da Secin (Secretaria da Inclusão Social). A iniciativa tem o intuito de qualificar profissionalmente as pessoas e contribuir para a inserção de novos profissionais no mercado de trabalho. 

Este ano, o programa já certificou 140 pessoas em Camaçari, sendo 100 no distrito de Vila de Abrantes e 40 na localidade de Parafuso. Em 2013, foram certificados 2.230 alunos.

NOVAS VAGAS

Mais 180 vagas serão abertas para os moradores da sede do Município para cursos que serão ealizados em parceria com o Senac. Nos dias 18 e 19, acontecem as inscrições para os moradores com ensino fundamental incompleto. São 100 vagas distribuídas nos cursos de auxiliar de cozinha, copeira, manicure e pedicure, operador de caixa e atendente de lanchonete. 

No dia 25 e 26, as inscrições serão abertas para os moradores com ensino fundamental completo. Ao todo, serão 80 vagas distribuídas nos cursos de garçom, camareira em meios de hospedagem e atendente de nutrição.

Todas as vagas são destinadas aos beneficiários do programa Bolsa Família ou pessoas que possuem NIS/PIS, tenham entre 18 e 59 anos e possuam conta na Caixa para receber o auxílio. No ato da inscrição é necessário apresentar RG, CPF, comprovante de residência e atestado de escolaridade. 

Slideshow | 5 fotos

Emoção marca certificação do Pronatec

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 23 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 23 de outubro de 2021

Camaçari é avaliada como gestão de excelência pela Firjan

Camaçari é avaliada como gestão de excelência pela Firjan

Prefeito visita Trevo da Cascalheira neste sábado (23)

Prefeito visita Trevo da Cascalheira neste sábado (23)

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.