Emoção marca cerimônia de aniversário

Iwwa Agência
Publicado 22/03/2012 05:03:34

Durante a cerimônia de comemoração dos cinco anos da Cidade do Saber, realizado nesta quinta-feira (22/03), o prefeito Luiz Caetano destacou que o complexo, um dos maiores centros de inclusão social da América Latina, transformou o perfil sociocultural da população através da cultura, arte, educação, esporte e música.

“Me emociono todas as vezes que entro neste espaço e agradeço a Deus por ter me iluminado para pensar e concretizar este sonho”, revelou o prefeito durante o culto ecumênico que marcou a início das comemorações de aniversário da Cidade do Saber.

O ato religioso reuniu educadores, funcionários, alunos, autoridades políticas, lideranças comunitárias, representantes das religiões de matrizes africanas, catolicismo, espiritismo e do segmento evangélico.

Todos os religiosos foram unânimes em reconhecer o impacto positivo que a Cidade do Saber causa na vida das pessoas, sobretudo nas crianças que participam das atividades.

De acordo com o secretário de Relações Institucionais do Município, Ademar Delgado, o complexo trilha os caminhos da educação de excelência e qualidade. “O encantamento da presidenta Dilma Roussef, quando esteve aqui, assim como o reconhecimento internacional, atestam a importância deste equipamento para todo o país”, destacou.

Emocionada, a diretora da Cidade do Saber, Ana Lúcia Silveira, falou das conquistas alcançadas ao longo de cinco anos. “Conseguimos atender 50 mil alunos em atividades regulares e fizemos mais de 200 mil atendimentos indiretos, o que consideramos um retorno valoroso”.

Cristiane Oliveira, 32 anos, mãe da pequena Bhrenda Santana, 10, declarou que a Cidade do Saber dá oportunidades às crianças com diversos cursos gratuitos. “Há dois anos minha filha realiza o sonho de estudar balé. Não teria condições de pagar um curso particular. Além disso, a atividade estimula a sociabilidade com outras crianças e proporciona o desenvolvimento físico e mental”, completou.

Ao final da cerimônia os participantes cantaram os parabéns e degustaram um bolo decorado com a marca do concurso cultural Cidade do Saber, Cidade Criativa, que será lançado na próxima semana. Secretários municipais fizeram questão de prestigiar o momento.

 HOMENAGENS

Durante os pronunciamentos, o professor Raymundo Pinheiro, que dá nome ao instituto que gere a Cidade do Saber, foi lembrado. O prefeito Caetano fez questão de lembrar que o educador, falecido há oito anos, sempre esteve preocupado e empenhado em promover melhorias na educação do Município.

“Tenho certeza de ele está feliz onde quer que esteja, não só pela construção da Cidade do Saber, mas por todos os avanços da educação municipal”, refletiu.

Emocionada, a irmã do professor Raymundo Pinheiro, Vanda Pinheiro, disse que o educador teve a vida dedicada à educação. “A homenagem é muito justa e ele estaria satisfeito em ter o nome atrelado a um espaço que prioriza a oportunidade, sobretudo aos que mais necessitam”, disse.

Na ocasião, o artista plástico Agenor Häagen, responsável pela criação dos painéis pintados nos principais acessos dos prédios, e também falecido, foi homenageado.

Os funcionários também receberam homenagens. Para tanto, foi feita uma exposição fotográfica com registros de vários momentos de educadores e colaboradores que atuam ou já atuaram no complexo.

 COMEMORAÇÕES

As comemorações continuam na próxima quarta-feira (28/03), com o concerto da Orquestra Sinfônica Popular Brasileira de Camaçari, às 19h, no Teatro Cidade do Saber (TCS). Os ingressos estarão disponíveis no dia da apresentação, na bilheteria da TCS, a partir das 14h, no valor simbólico de R$ 1,00. No mesmo dia, o Troféu Coruja de Ouro homenageará parceiros que fazem e fizeram parte deste projeto.

Além disso, será lançado o concurso cultural Cidade Criativa, quando os inscritos irão se inspirar na cidade de Camaçari para uma produção artística, através de fotografia, vídeo, frase, ilustração e poesia. A iniciativa é voltada para crianças, adolescentes e adultos, com premiação para os primeiros colocados de cada categoria.

 

Veja vídeo

https://www.camacari.ba.gov.br/tv.php?cod_video=27&chr_categoria=m

 

 

Slideshow | 9 fotos

Emoção marca cerimônia de aniversário

Mais Notícias

Parceria entre Secult e Sedap é discutida em reunião

Parceria entre Secult e Sedap é discutida em reunião

Contas do 2º quadrimestre de 2021 da Seduc são apresentadas em audiência pública

Contas do 2º quadrimestre de 2021 da Seduc são apresentadas em audi...

Sejuv abre inscrições para formação técnica de educadores físicos

Sejuv abre inscrições para formação técnica de educadores físicos

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.