Embasa passa a operar o sistema de esgotamento sanitário do Município

Iwwa Agência
Publicado 06/01/2011 12:01:27

A implantação do esgotamento sanitário na orla de Camaçari passa por um momento de transição. É que, conforme vai concluindo a obra, a empresa responsável pela implantação da rede de esgoto passa o sistema para a Embasa (Empresa Baiana de Água e Saneamento S.A), responsável pela operação da rede.

No momento, acontece a lavagem do sistema de esgoto para que seja retirada toda a sujeira do local. O próximo passo é a ligação nas residências. Essa primeira etapa atende as localidades de Barra do Pojuca, Itacimirim, Monte Gordo e Guarajuba.

De acordo com o secretário da Infraestrutura (Seinfra) do Município, Everaldo Siqueira, foi concluída a implantação da rede de esgotamento em Monte Gordo (14.790 metros) e Itacimirim (15 mil metros), além da obra da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), localizada em Barra do Pojuca.

Em Guarajuba, está previsto a implantação de 20.681 metros e até o momento foram executados 15.061 metros, 73% do total. Por conta do solo e do relevo em Barra do Pojuca, dos 8.337 metros previstos, foram realizados 2.287, o que equivale a 35% do planejado.

Na orla, o investimento é de R$ 25,5 milhões. A obra é custeada pelo Governo do Estado.

SEDE

Na sede de Camaçari, a implantação já foi concluída. No momento, acontece a construção da rede até a Cetrel, local onde será tratado o esgoto da sede do Município. Após isso, a Embasa recebe o sistema e passa a operá-lo.

As três elevatórias do esgotamento da sede da cidade já estão prontas e foram instaladas na rua Paranapanema, no bairro dos 46 e, a elevatória geral, na rua do Toco, na Gleba E. A obra faz parte do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), e representa investimento de R$ 80 milhões do governo federal.

A implantação do esgotamento sanitário é a obra mais importante da história de Camaçari e traz inúmeros benefícios para a população e o meio ambiente, pois evita a contaminação do solo, rios e córregos, além de diminuir o gasto com saúde pública no tratamento de doenças que são transmitidas pela água contaminada.

Foto: Agnaldo Silva

Rede de esgoto é a maior obra realizada no Município -

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue nesta segunda (20) em Camaçari

Vacinação contra Covid segue nesta segunda (20) em Camaçari

Prefeitura não decretará ponto facultativo no dia 27 de setembro

Prefeitura não decretará ponto facultativo no dia 27 de setembro

Defesa Civil e PM auxiliam moradores durante desocupação de imóvel

Defesa Civil e PM auxiliam moradores durante desocupação de imóvel

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.