No período de 17 de abril a 8 de maio, a campanha de vacinação contra a Influenza já vacinou 9.568 pessoas em Camaçari. Isso representa 18,68% do público-alvo. Em todo o estado a média de vacinação não ultrapassou 9%. A campanha, que segue até o dia 26 de maio, está vacinando em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Camaçari, exceto nas unidades do 2 de Julho, Parque Verde I, Cajazeiras de Abrantes e Coqueiro de Monte Gordo, onde ocorrem estratégias diferenciadas para vacinar o público alvo da região.
Diretora da Vigilância de Saúde, Fátima Guirra lembra que “a população deve comparecer às unidades de saúde munida do documento de identidade”. Os profissionais de saúde e educação devem levar documento comprobatório como crachá, contracheque ou outro documento que efetivamente comprove a atividade profissional. Portadores de doenças crônicas deverão levar relatório médico ou prescrição médica que contenha a especificação clínica que indique o motivo da vacinação.
O secretário de Saúde, Elias Natan, destaca que ao todo são 53 mil pessoas em Camaçari que precisam ser vacinadas. “Conseguimos vacinar o dobro da porcentagem no restante do estado. Mas ainda faltam quase 44 mil pessoas e a campanha segue até 26 de maio. Por isso peço as pessoas dentro do público-alvo que procurem nossos postos de saúde para se vacinar”.
O público-alvo da campanha contra a influenza, estabelecido pelo Ministério da Saúde, é:
· Crianças com 06 meses a 04 anos 11 meses e 29 dias;
· Gestantes: em qualquer idade gestacional;
· Puérperas (até 45 dias após o parto);
· Indivíduos portadores de comorbidades;
· Pessoas com 60 anos e mais de idade;
· Profissionais de Saúde;
· Indígenas;
· População privada de liberdade e trabalhadores do sistema prisional;
· Professores da rede pública e privada.
A campanha contra influenza segue até 26 de maio -