EJA faz a diferença na educação de Camaçari

Iwwa Agência
Publicado 07/04/2010 10:04:02

O programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) voltado para as pessoas com mais de 15 anos de idade, que não tiveram acesso à escola ou não concluíram o ensino fundamental, está fazendo a diferença em Camaçari. A iniciativa, além de incentivar o conhecimento, reduz a evasão escolar.

Atualmente são atendidos mais de 6 mil alunos em 19 estabelecimentos de ensino da sede e em 15 na orla, com aulas de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h.

Segundo a coordenadora do EJA, Rita Lobo, o aluno tem como benefício a oportunidade de completar o ensino regular em quatro anos, quando o normal são oito. Ela informou que em 2009 o projeto certificou mais de 50 alunos de nível médio pelo Enceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) e muitos já estão trabalhando e estudando em universidades.

Com disciplinas regulares, ministradas por professores capacitados pelo programa de formação continuada, a iniciativa aumenta a auto-estima e a cidadania, através da escolarização, ampliando a inserção no mercado de trabalho.

Hoje, existem dois núcleos de atendimento escolar, um na sede e outro na orla, criados com a finalidade de acompanhar o trabalho pedagógico que vem sendo feito nas escolas.

Para este ano, a coordenação da EJA prevê o início do curso de formação de docentes para o segundo semestre, além da criação do núcleo de atendimento a comunidade escolar que vai funcionar na Seduc e na Cidade do Saber, ambos no turno da noite.

De acordo com Rita Lobo, “em 2010, o EJA vai passar por uma reformulação, através de uma nova proposta, um novo formato didático, onde o aluno terá mais oportunidade e acessibilidade a escola, e um currículo mais voltado para o mercado de trabalho”. O EJA foi criado pela Prefeitura, através da Secretaria de Educação e surgiu através de debates entre professores, gestores e coordenadores.

Foto: Nelinho Oliveira

O EJA está presente em mais de 30 escolas do Município -

Mais Notícias

Camaçari é 3ª cidade da Bahia em ranking do Tesouro Nacional

Camaçari é 3ª cidade da Bahia em ranking do Tesouro Nacional

Servidores da Secult participam de capacitação entre 5 e 8 de julho

Servidores da Secult participam de capacitação entre 5 e 8 de julho

Controlador-Geral comenta aprovação das contas municipais pelo TCM

Controlador-Geral comenta aprovação das contas municipais pelo TCM

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us