Educadores passam por capacitação

Iwwa Agência
Publicado 25/07/2013 05:07:53

A Prefeitura, através da Seduc (Secretaria da Educação), promoveu na tarde desta quinta-feira (25/07) a I Formação para Educadores na Área de Saúde Mental. O treinamento foi destinado aos professores da educação infantil, ensino fundamental, além de coordenadores e vice-diretores da rede municipal. A capacitação integra o Programa de formação em contexto profissional.

O treinamento reuniu cerca de 100 pedagogos, que discutiram temas específicos relacionados a crianças portadoras de Autismo, TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade), Depressão infantil, Ansiedade, Distúrbio de Linguagem, Retardamento Mental e Transtorno Opositor Desafiador.  

Os profissionais foram orientados por meio de palestras e dinâmicas de grupo, para qualificar o tratamento dirigido às crianças portadoras de necessidades especiais.

Segundo uma das idealizadoras do projeto e psicopedagoga, Marieni Almeida, a capacitação é diferente de todas que já foram realizadas até o momento, “pois trabalha a sensibilidade do profissional e a fundamentação dos temas ligados à saúde mental do aluno”, afirmou.

Para a coordenadora de Formação, Acompanhamento e Avaliação, Kadja Grimaldi, é de suma importância para Seduc (Secretaria de Educação) continuar investindo na qualidade de ensino e na aprendizagem do alunado, sempre em busca de novas estratégias. “O nosso desafio é educar os alunos com necessidades especiais com a mesma qualidade de ensino”, disse.

De acordo com a professora da escola Joana Angélica, Patrícia Lima, é indispensável possuir um olhar clínico para diagnosticar o aluno que porta algum distúrbio mental. “Esta capacitação nos permite obter novas estratégias para atuar em sala de aula”, disse.

A capacitação foi ministrada pela psicóloga Livia Fernandes e pelo Médico especialista em psiquiatria infantil, Tito Germano. O treinamento foi promovido pela Cofaa (Coordenação de Formação, Acompanhamento e Avaliação) e contou também com o apoio do Nuaps (Núcleo de Atendimento Psicopedagógico) e da Sesau (Secretária de Saúde).

 

Slideshow | 4 fotos

Educadores passam por capacitação

Mais Notícias

Vacinação contra Covid-19 continua nesta quinta (21) e retoma para 12 anos acima

Vacinação contra Covid-19 continua nesta quinta (21) e retoma para ...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 20 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 20 de outubro de 2021

Realização da Semana Global do Empreendedorismo em Camaçari é tema de reunião

Realização da Semana Global do Empreendedorismo em Camaçari é tema ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.