Educadores discutem educação emocional nas escolas

Iwwa Agência
Publicado 17/02/2011 05:02:20

A Secretaria da Educação de Camaçari (Seduc) realizou nesta quinta-feira (17/02), na Cidade do Saber, a palestra Cultura da Paz. A iniciativa visa construir nas escolas da rede pública municipal, o processo da cultura da paz, aceitação da diversidade, tolerância às diferenças e solidariedade entre as pessoas.

“A educação não é dever apenas do estado, mas também da família, sobretudo na formação da base e dos valores”, afirmou o secretário da Educação, Luiz Valter Lima, que destacou os avanços na educação municipal, a exemplo da implantação do turno integral dos alunos em escolas da zona rural e a reconstrução de unidades escolares.

Cerca de 60 profissionais, entre professores comunitários, monitores do programa e coordenadores pedagógicos, acompanharam a palestra do professor e mestre em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP), João Roberto Araújo, também orientador do Programa Desenvolvimento de Cultura de Paz e não-violência, aplicado em várias cidades brasileiras.

Durante o encontro, o professor abordou questões voltadas à construção de valores e controle das emoções, como forma de conter a violência. “É imprescindível o trabalho da educação emocional como método de trabalhar os sentimentos. Esse é, sem dúvida, um dos maiores desafios da educação, sobretudo na busca pela paz”, explicou.

“Este momento nos dá a oportunidade de avaliar como a escola pode colaborar com a criança, no sentido lidar com processos emocionais”, analisou a coordenadora pedagógica da escola Laurita Ribeiro, Rejane Viana Rocha.

Participaram também da palestra, a subsecretária da Educação, Graça Guimarães, representantes do 12º Batalhão da Polícia Militar (PM), instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) e os coordenadores municipais do Programa Mais Educação, Iranildes Barreto e Durval Machado.

Foto: Nelinho Oliveira

Educadores aprendem a estimular a cultura da paz -

Mais Notícias

Concessão da Rodoviária e estudo de zona azul são temas de reunião

Concessão da Rodoviária e estudo de zona azul são temas de reunião

Café Filosófico Oluwo virtual reuni profissionais de educação

Café Filosófico Oluwo virtual reuni profissionais de educação

Prefeitura decreta recesso para o funcionalismo público no fim do ano

Prefeitura decreta recesso para o funcionalismo público no fim do ano

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.