Educadores de Camaçari recebem capacitação sobre o consumo consciente e sustentabilidade

ASCOM
Publicado 04/08/2021 12:08:08

Com o objetivo de trabalhar conceitos de consumo consciente e sustentabilidade em sala de aula, 157 professores da Rede Pública Municipal de Camaçari participam de uma nova formação. O encontro que discute temas como o uso do plástico e o descarte adequado de resíduos sólidos é 100% on-line e ainda reúne educadores de Candeias.

A iniciativa, que é fruto da parceria entre Braskem, Instituto Akatu e as secretarias municipais da Educação das referidas cidades, teve início em 15 de julho, com apresentação da proposta da formação continuada e do Edukatu, rede de aprendizagem on-line. Em 22/7 foram abordados os temas, consumo consciente e sustentabilidade; e no dia 29//7, as propostas discutidas foram consumo consciente e resíduos.

Para encerrar as atividades, acontece nesta quinta-feira (5/8), o último encontro formativo temático, com os professores, equipe gestora e técnicos da Seduc, que se inscreveram anteriormente. Na ocasião, será realizado a apresentação das atividades do Percurso Turma que Recicla e do relatório final de atividades.

Após a conclusão, o processo de formação passa a ser trabalhado nos espaços escolares. A proposta de atuação nas salas de aula com os estudantes se dá na perspectiva da transposição didática. Trata-se dos conhecimentos aprendidos e o processo de formação continuada, que serão inseridos nas propostas pedagógicas das escolas e nos planejamentos dos professores que auxiliarão os estudantes, a fim de que se tornem multiplicadores de informações em suas comunidades. Com os alunos, os trabalhos seguem até dezembro, período de conclusão do ano letivo.

Para tanto, de acordo com a equipe técnica da Seduc, uma vez renovado a adesão, novas turmas serão abertas para atender aos professores que não puderam fazer o curso nesta edição. O município tem interesse em continuar com projeto, por se tratar de um tema integrador, que dialoga em todos os componentes curriculares, em todas as áreas do conhecimento, do consumo consciente e da sustentabilidade.

A secretária da Educação, Neurilene Martins, destacou que o formato on-line facilita a participação dos professores nesse contexto de pandemia. “Parcerias como essa, realizada com a Braskem, são fundamentais para qualificar a oferta de educação do nosso município, considerando que a educação na perspectiva da sustentabilidade é uma das grandes referências do currículo do município e da Base Nacional Curricular. Os conteúdos são pertinentes e necessários para essa mudança de mentalidade”, pontuou.

A proposta dessa formação é que os educadores sejam capacitados para que orientem seus alunos na observação de hábitos conscientes em suas casas e no combate aos desperdícios. A iniciativa convida a comunidade escolar a refletir sobre o descarte de resíduos sólidos, estimulando as escolas e as famílias a destinarem diferentes materiais de forma adequada, contribuindo para o desenvolvimento de estilos de vida mais sustentáveis e preservando o meio ambiente.

A equipe da Edukatu acompanhará, junto aos professores, as tarefas que serão realizados nas escolas até dezembro. O trabalho é aberto a professores do ensino fundamental, das modalidades regular e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Mais Notícias

Secult se reúne com agentes culturais em visita à Lagoa da Paz

Secult se reúne com agentes culturais em visita à Lagoa da Paz

Observatório de Dados é lançado pela Secult

Observatório de Dados é lançado pela Secult

Gestoras se reúnem para dialogar sobre o Horto Florestal

Gestoras se reúnem para dialogar sobre o Horto Florestal

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.