Educação infantil é consolidada

Iwwa Agência
Publicado 26/12/2013 05:12:04

Contratação de novos professores e funcionários para as escolas e creches, reformas, aumento da segurança e melhorias nas estruturas de unidades de ensino e a inauguração da creche Boa Esperança, no bairro Nova Vitória, foram algumas das ações da Seduc (Secretaria da Educação) em 2013.

Para 2014, o secretário Luiz Valter de Lima garante que será “de grandes saltos”. De acordo com o titular da Educação, este ano foi de fortalecimento e consolidação da educação infantil, que contempla estudantes de 0 a 6 anos.  “Nós melhoramos a linha de formação do pró-infantil. Conseguimos dois pactos que nos garantem a formação continuada dos professores, ação que garante efeitos melhores do que algumas formações acadêmicas”, comenta.

Os pactos firmados dos quais o titular da pasta se refere são o PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) e o Paralapracá, projeto do Instituto C&A, que qualifica educadores. Além dessas iniciativas, foi dada continuidade as ações do Pacto com os Municípios pela Alfabetização, firmado com o governo do Estado.

Para o próximo ano, o secretário fala da Escola Municipal Darcy Ribeiro, que será construída em Barra do Jacuípe, e promete revolucionar a educação local com novas propostas pedagógicas. “Vamos experimentar um ensino bilíngue (em duas línguas) e também um centro de apoio às crianças com deficiência”, afirma o gestor.

DADOS

O secretário Luiz Valter de Lima avaliou a Secretaria que atendeu, somente em 2013, a 40.636 alunos matriculados, dentre os quais, cerca de 3 mil na educação infantil e  37 mil estudam nos dois níveis do fundamental.

E para atender a este público, a Seduc realizou processo seletivo para a contratação de 44 professores, 45 merendeiras, 33 assistentes de creche, 19 monitores de informática, 25 porteiros e dois técnicos de informática.

Foto: Marcelo Ferrão

Creche Boa Esperança fica no bairro Nova Vitória -

Mais Notícias

Parceria entre Secult e Sedap é discutida em reunião

Parceria entre Secult e Sedap é discutida em reunião

Contas do 2º quadrimestre de 2021 da Seduc são apresentadas em audiência pública

Contas do 2º quadrimestre de 2021 da Seduc são apresentadas em audi...

Sejuv abre inscrições para formação técnica de educadores físicos

Sejuv abre inscrições para formação técnica de educadores físicos

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.