Educação ambiental no Dia de Iemanjá

Iwwa Agência
Publicado 01/02/2013 10:02:12

Fé, devoção e conscientização ambiental marcam a tradicional Festa de Iemanjá em Arembepe. Os festejos acontecem neste sábado (02/02) e terão início às 5h30, com a alvorada de fogos que anuncia a saída do cortejo cultural.

A procissão sai da casa da antiga moradora e organizadora do evento, Lindaura Souza, em direção à praia, onde será realizada a entrega de oferendas à rainha do mar. O cortejo e o ritual religioso serão acompanhados de banda de sopro, grupos de capoeira e de manifestações populares.

Em virtude da grande concentração de pessoas no local, a Limpec (Limpeza Pública de Camaçari) aproveita para realizar a segunda ação da Operação Verão de 2013. A 8ª edição do projeto ocorre das 8h30 às 12h e visa sensibilizar e conscientizar a população sobre o descarte inadequado de resíduos na praia.

Na ocasião, será montado um estande com exposição de peças e movelarias, feitas a partir de materiais reciclados na unidade móvel de educação ambiental da Limpec, o Eco-móvel, que ficará estacionado ao lado da Igreja São Francisco de Assis, na praça das Amendoeiras.

A ação contempla ainda a entrega de panfletos informativos e abordagem direta aos banhistas, turistas e comerciantes que atuam na praia do Canal. A iniciativa tem como finalidade orientar as pessoas sobre a maneira correta de descarte de resíduos e sobre coleta seletiva.

O projeto Operação Verão vai contar também com o apoio da Sedel (Secretaria Municipal do Esporte e Lazer), que vai realizar atividades esportivas com banhistas na praia.

No último sábado (26/01), a Operação Verão contemplou a localidade de Jauá.  

BARRA DO POJUCA

As homenagens para Iemanjá continuam na praia de Itacimirim, em Barra do Pojuca. As oferendas serão depositadas em embarcações que partem da Praia da Espera.

O festejo também conta com apoio estrutural da Prefeitura, que disponibilizou banheiros químicos e toldos para atender as pessoas durante as homenagens à rainha do mar. 

 

Foto: Carol Garcia

Dia de Iemanjá será comemorado em Arembepe -

Mais Notícias

Sedes promove tarde de circo para idosos do Conviver neste sábado (28)

Sedes promove tarde de circo para idosos do Conviver neste sábado (28)

Campanha São João de Prêmios Camaçari 2022 é lançada

Campanha São João de Prêmios Camaçari 2022 é lançada

Sobe para três o número de óbitos suspeitos por dengue hemorrágica em Camaçari

Sobe para três o número de óbitos suspeitos por dengue hemorrágica ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.