Para muitos, a chance de estudar a distância é a única oportunidade de cursar uma graduação. Graças a Universidade Aberta do Brasil (UAB), 340 moradores de Camaçari têm a possibilidade de concluir uma faculdade.
Atualmente, existem cinco graduações no Polo Presencial da UAB. As aulas são semipresenciais e acontecem na Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro. Três vezes na semana, um tutor fica no local a disposição dos alunos para tirar dúvidas.
Rosângela Montenegro, moradora de Machadinho, na zona rural do Município, é estudante do curso de Licenciatura em Computação da UAB. Ela disse que escolheu o ensino à distância porque era a única oportunidade de cursar uma faculdade.
De segunda-feira a sábado, os alunos têm a chance de estudar com os professores, via internet, através de chats e fóruns. Os encontros virtuais acontecem nos sites das instituições. No final de cada semestre, os estudantes realizam as provas na Cidade do Saber.
O morador do bairro Dois de Julho e estudante de Computação, Mário Borges, falou que optou pela educação à distância por causa da possibilidade de agendar os horários e escolher a forma de estudar. Ele acrescentou que a economia com o transporte é grande, pois não precisa ir todos os dias ao Polo da UAB.
De acordo com Márcio Neves, coordenador do Polo de Camaçari, a procura pelo tipo de ensino tem crescido. Em todos os vestibulares, o número de inscritos é sempre maior do que as vagas oferecidas.
Ainda segundo Márcio Neves, a aceitação dos cursos semipresenciais é positiva no mercado de trabalho, pois as aulas são ministradas por universidades federais do país. Outro ponto a favor é o custo com o curso, conclui.
Nos polos da UAB, o estudante paga apenas uma taxa na inscrição do vestibular e o curso é ministrado gratuitamente. A iniciativa proporciona uma chance única de estudo para pessoas que não têm condições de pagar uma faculdade.
A educação a distância chega a locais que seria quase impossível a presença das universidades convencionais. Hoje, a UAB tem polo até na floresta amazônica. O objetivo é dar oportunidade as pessoas que ficariam de fora da universidade no ensino convencional.
POLO DE CAMAÇARI
No Polo da UAB em Camaçari, são disponibilizados cinco cursos. O Bacharelado em Sistema de Informação e a Licenciatura em Computação são oferecidos pela Universidade Federal Rural de Pernambuco.
A Universidade Federal da Paraíba disponibiliza no Polo de Camaçari o curso de Licenciatura Plena em Letras. Já a Universidade Federal de Ouro Preto traz para o Município a graduação de Licenciatura em Pedagogia.
A Licenciatura em Matemática é oferecida pela Universidade Federal da Bahia. Todos os cursos do Polo Presencial de Camaçari têm duração de quatro anos e são realizados graças a parceria entre a Prefeitura, o Ministério da Educação (MEC) e universidades federais.

Programa beneficia 340 alunos de Camaçari -