Com 33 editais lançados, a Secretaria da Cultura (Secult) de Camaçari vem adotando a política de realização de certames a fim de contemplar, em processos democráticos e transparentes, os agentes culturais do município. Entre as iniciativas, estão os editais de credenciamento Oficineiros, lançado em novembro de 2022 e que ainda está com inscrições abertas, e o Cidade Cultural, cuja primeira edição foi aberta em 2021 e em breve ganhará sua segunda edição.
Nesta quinta-feira (25/5), aconteceu mais uma contratação pelo Cidade Cultural, do grupo Samba Chula Filhos de Oyò, representado pelo proponente Plinio Alves; e duas do Oficineiros, de Nailza da Silva, na categoria de laços e tiaras, e Lidiane dos Santos, de manicure.
A secretária da Cultura, Márcia Tude, destacou que “quando assinamos estes contratos com os fazedores da cultura, estamos garantindo a eles o direito a receberem o valor pelo trabalho que exercem. Todo trabalho artístico precisa ter dignidade e também precisa ser mostrado. O credenciamento desses profissionais ainda possibilita a realização de eventos que beneficiam toda a comunidade, seja prestigiando as apresentações ou participando de cursos e oficinas”, disse.
Para a artesã Nailza da Silva, o edital Oficineiros é uma oportunidade para passar seus conhecimentos para mais pessoas. “Uma forma de também ser mais reconhecida nesta área”, comentou. Lidiane dos Santos compartilha de opinião parecida. “Este edital veio para criar novas oportunidades e mudar vidas”, afirmou.
Ainda no mês de maio, foram contratados: Daniel Fernandes, na categoria de instrumentos do edital Oficineiros; e Teka O’nill e Brunele Moraes, pelas categorias de música e teatro, respectivamente, no Cidade Cultural.
O edital Cidade Cultural possibilita aos artistas e grupos culturais estarem aptos a realizar apresentações em eventos da prefeitura ou que representem a cultura do município em outras localidades. É possível saber mais sobre a primeira edição do certame clicando aqui. Em breve, a pasta irá lançar a segunda edição do edital, que contempla diversos segmentos, como música, cultura popular, dança e teatro.
Já o de Oficineiros, visa a formação de um banco de profissionais com experiência técnica na área cultural, a fim de ofertar serviços de capacitação em atividades culturais como instrutores, ministrando oficinas em diversas modalidades culturais, em diferentes localidades e bairros de Camaçari.
Vale ressaltar, que as inscrições permanecem abertas até o mês de novembro de 2023, podendo ser realizado de forma on-line, no Portal da Secult, ou presencial, nos Núcleos de Orientação Cultural (NOC) Cidade do Saber e Arembepe, e no Centro Cultural Vila de Abrantes, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Podem participar pessoas físicas e jurídicas em 13 diferentes modalidades: oficinas ambientais; de dança; moda e estilo; artes visuais; Patrimônio Cultural; artesanato e artes manuais; técnicas de espetáculo; música; literatura; audiovisual; tecnologia; línguas; e teatro. Cada segmento está dividido em submodalidades.
Para ambos editais, os profissionais permanecem credenciados pelo prazo estipulado no documento, durante o qual os selecionados poderão ser convocados a firmar contrato junto à administração, de acordo com a necessidade da Secult.







