Tem como foco central o enfrentamento e combate à violência contra a mulher, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Mulher (Semu), realizou mais uma edição do Projeto Semu Itinerante que, dessa vez, aconteceu na Associação Agrícola Rancho Alegre, em Arembepe.
A iniciativa visa orientar e prestar atendimento aos moradores a partir do compartilhamento de informações por meio da distribuição de panfletos e roda de conversas. Os moradores da localidade atenderam ao convite e receberam toda a orientação sobre violência doméstica e familiar através de uma equipe multidisciplinar que oferece acompanhamento psicológico, jurídico e de assistência social.
Segundo a psicóloga Viviane Carneiro, durante a ação, após receberem o esclarecimento sobre as leis e serviços ofertados pela pasta e seus equipamentos, os moradores têm buscado, cada vez mais, os serviços da secretaria. “O Semu Itinerante é uma importante ação que nos permite ir aos locais mais distantes dialogar com a comunidade, explicar sobre os equipamentos e todos os serviços ofertados pela pasta. A iniciativa reforça e fortalece a importância do projeto. Percebemos isso claramente quando presenciamos o aumento da procura dos nossos serviços. Desta forma, mobilizamos e conscientizamos todos e todas”, disse.
A lavradora Edvânia Ferreira dos Santos, 48 anos, elogiou a ação itinerante como forma de trabalhar a prevenção da violência doméstica, orientando e dialogando com a comunidade, além da divulgação dos serviços da pasta, como os cursos gratuitos de capacitação. “Já tinha ouvido falar da Secretaria da Mulher, mas não conhecia quais os equipamentos e serviços que são oferecidos. Achei muito importante saber que oferecem gratuitamente cursos de capacitação em diversas áreas. Muitas pessoas acham que apenas mulheres vítimas de violência devem buscar a secretaria”, pontuou.
A visita dos profissionais da Semu possibilitou ainda que os moradores da localidade conhecessem os equipamentos vinculados à pasta, como o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) e o Núcleo de Atendimento à Mulher (NAM). As ações do Projeto Semu Itinerante foram realizadas nesta terça-feira (26/9).






