Palestras sobre sustentabilidade e conservação ambiental, oficinas de reciclagem e exposições marcaram o segundo dia de atividades da Eco Bahia Camaçari 2011 – Feira de Educação Ambiental. O evento, que acontece na Cidade do Empreendedor, montada na Casa do Trabalho, prossegue até sábado (03/09), das 8h às 22h.
Promovida pela Organização dos Direitos Humanos (ODL), em parceria com a Prefeitura de Camaçari, através da Sedec (Secretaria do Desenvolvimento Ecnômico), a Feira de Educação Ambiental conta com aproximadamente 50 estandes de empresas patrocinadoras, órgãos públicos e ONGs, além do projeto itinerante Ponto Móvel Cidade do Saber, que realiza oficinas de arte e gincana ecológica durante todo o dia.
“O principal objetivo da Feira é ensinar princípios de sustentabilidade e promover a conscientização ambiental de crianças, jovens e adultos”, explica o presidente da ODL, Carlos Delfim. A expectativa, segundo o organizador do evento, é de que nos três dias de Feira, cerca de 50 mil pessoas visitem o local.
As estudantes da Escola D. Pedro II, Erica Farias, 13 anos, Beatriz Matos, 13, e Beatriz D’errico, 12, desfilaram roupas feitas a partir de materiais reciclados, como saco plástico, jornal, folha de bananeira, latinha e tampa de garrafa, confeccionadas pelos próprios alunos. Para Erica Farias, a Feira representa uma boa iniciativa, pois “ensina práticas de sustentabilidade, com o reaproveitamento de materiais”.
Sexta-feira (02/09), acontece apresentações musicais com o cantor Ed Xote, às 19h. Em seguida, o Grupo Nova Cara encerra a programação, às 21h. No sábado, último dia da Feira de Educação Ambiental, às 19h, o cantor Regis FX se apresenta. O destaque da noite fica por conta do DJ internacional San Kosf, que encerra o evento, às 21h.
PROGRAMAÇÃO 3° DIA
Sábado (03/09)
9h às 10h30 – Palestra sobre “Gestão e Beneficiamento de Resíduos Sólidos Urbanos”, com o palestrante Denilton Salomão da empresa Sustentare Ambiental.
10h às 11h – Palestra sobre Gente: Interatividade com o Meio Ambiente – Um caso amazônico de existência, com a consultora Denilza Munhoz.
11h às 12h – Palestra sobre “Água, uma questão de direito, justiça e cidadania”, com a palestrante Vanja Brito.
12h às 13h – Palestra sobre “Economia ecológica e engenharia ambiental para a sustentabilidade de desenvolvimento humano”, com o professor da Famec, Manuel Vitor.