É de Camaçari 1° transplantado no ombro

Iwwa Agência
Publicado 13/01/2012 03:01:14

Graças a uma parceria entre a Unifal (Unidade de Apoio às Pessoas com Doença Falciforme), que funciona no Cuidar, em Camaçari, e o Hospital das Clínicas de Salvador, o aposentado Joelson Bonfim voltou a ter uma vida normal. Portador de doença falciforme, ele é a primeira pessoa na Bahia a passar por um transplante de célula tronco no ombro.

Joelson Bonfim, 40 anos, que também é vice-presidente da Associação Camaçariense das Pessoas com Doença Falciforme, foi selecionado para a cirurgia durante o mutirão realizado pelo Departamento de Cirurgia do Hospital das Clínicas na Unifal, que acontece a cada três meses. “Hoje, tenho a minha vida de volta, pois recuperei todos os movimentos do braço esquerdo. Em seis meses, minha recuperação foi total”, conta.

Na ocasião, profissionais do hospital fazem avaliação ortopédica (verificação da existência de necrose óssea) e dermatológica (existência de úlceras e feridas) nos pacientes. Aqueles com perfil para cirurgia de célula tronco são encaminhados para o hospital, refazem a consulta médica e marcam a cirurgia.

Segundo o coordenador da Unifal, Thiago Novais, o transplante de célula tronco permite a renovação da área óssea degradada pela doença. “A história de Joelson é motivo de esperança e otimismo para muitos portadores de doença falciforme em Camaçari”, conclui.

No Cuidar (Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde), mantido pela Prefeitura, os pacientes são atendidos gratuitamente e recebem todo o apoio e acompanhamento médico e social necessários.

Slideshow | 3 fotos

É de Camaçari 1° transplantado no ombro

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 18 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 18 de outubro de 2021

Prefeito se reúne com especialista em educação no trânsito

Prefeito se reúne com especialista em educação no trânsito

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.